Os dez profissionais de marketing de 2016
Veja a lista elaborada pela redação de Meio & Mensagem com os destaques do ano
Veja a lista elaborada pela redação de Meio & Mensagem com os destaques do ano
Por Bárbara Sacchitiello, Fernando Murad, Roseani Rocha e Teresa Levin
Ao longo do último mês, a equipe de jornalistas do jornal Meio & Mensagem se reuniu para elaborar 10 listas com profissionais e acontecimentos que marcaram os mercados de comunicação, marketing e mídia. Veja, a seguir, em ordem alfabética, os dez profissionais de marketing destacados pela redação.
Adriana Knackfuss
O Brasil foi o primeiro escritório da Coca-Cola no mundo a implantar uma área de real time marketing. A ideia foi concebida por Adriana Knackfuss, atual diretora de marketing integrado e comunicação da companhia, que em 2016 enfrentou o desafio de fazer a marca brilhar no maior evento esportivo do mundo. Capitaneando as ativações, Adriana e seu time conseguiram fazer da operação brasileira o quartel-general das estratégias globais da marca na competição. Antes de entrar na Coca-Cola, passou pela Globo.com, atuando nas áreas de CRM e marketing digital, onde desenvolveu um olhar que procura aliar a tecnologia aos trabalhos de comunicação. Há nove anos, foi convidada a auxiliar na montagem da divisão de marketing e comunicação da Coca-Cola no Brasil, onde galgou diversos patamares até assumir o comando da operação, na sede da empresa, no Rio de Janeiro. Em agosto, Adriana foi uma das seis mulheres homenageadas no Women to Watch. Em dezembro, a Coca-Cola recebeu o troféu de Anunciante do Ano no Caboré.
Alexandre Bouza
Formado pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), onde também fez um MBA em Gestão de Negócios, Alexandre Bouza passou por Unilever e J&J, e teve uma experiência de nove meses como diretor de planejamento da DM9DDB, em 2010. De lá, voltou para o lado do anunciante do balcão, assumindo a direção de marketing e vendas de uma então nova marca do Grupo Boticário, a Quem disse, Berenice?, cujo foco são produtos de maquiagem. O trabalho realizado o alçou, quatro anos e oito meses depois, ao cargo de diretor de marketing da principal bandeira do grupo: O Boticário. Há quase dois anos no posto, Bouza tem o desafio de manter vibrante a comunicação da maior rede de franquias de beleza do mundo, com suas 3,7 mil lojas. Sob seu comando, O Boticário encampou bandeiras, como a defesa da liberdade e diversidade, mantendo firme a postura, mesmo diante de críticas e ameaças de boicotes à marca por parte de setores tradicionalistas da sociedade.
Cecília Mondino
Na BRF desde maio de 2015, Cecília assumiu em fevereiro deste ano o posto de diretora de marketing da Sadia. A marca começou 2016 com a proposta de estar presente na mídia televisiva nos 366 dias do ano. O esforço começou em janeiro com a divulgação da entrada da marca na categoria de snacks com o salgadinho de salame Salamitos. A comunicação da marca teve outros dois grandes momentos na mídia ao longo do ano: a campanha de presuntos que apresentou um produto da concorrência apelidado de Luiz Augusto e a redução de 30% dos níveis de sódio em mais de 40 produtos de toda a linha, o que representa cerca de 70% do portfólio da marca. Além disso, investiu R$ 50 milhões no lançamento da Linha de Pratos para Cozinhar Sadia & Jamie Oliver. A parceria com o chef inclui, além dos produtos com apelo de saudabilidade, projetos de educação infantil (trabalho em parceria com escolas) e bem-estar animal (com certificação de granjas). Graduada em Economia pela Universidade de São Paulo (USP), trabalhou entre 2001 e 2015 na Danone.
Daniela Cachich
Após quase seis anos na Heineken, os dois últimos como vice-presidente de marketing, Daniela Cachich deixou a empresa para assumir a vicepresidência de marketing para a categoria de snacks e salgados da PepsiCo. No novo posto desde novembro, a executiva tem o desafio de liderar também a área de inovação, SAC e consumer insights. Daniela responde ao presidente da operação, João Campos. Os dois trabalharam juntos na Unilever, onde Daniela foi diretora de comunicação e ocupou gerências de marketing e marca para Dove até ir para a Heineken, em 2010. Ao longo da sua trajetória, ajudou a cervejaria a consolidar sua presença no País. A operação brasileira era a 17a em 2010, e foi a quinta, em 2015. Contribuíram para isso os investimentos em projetos como Glass Room e Up On the Top, em conteúdo no ambiente digital e patrocínios ao Rock in Rio, Sónar e Popload. Também participou do lançamento de Desperados, Radler e Amstel. Foi apontada Women to Watch em 2014, e, em 2015, conquistou o Caboré de Profissional de Marketing.
Juliana Nunes
Engenheira com uma carreira consolidada na área de relações institucionais, Juliana Nunes, da Brasil Kirin, se tornou a primeira mulher a assumir a presidência da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) desde a fundação da entidade, em 1959. Com mandato válido para o período de 2016 a 2018, Juliana tem como desafio conduzir o avanço da associação em sua missão de transformar o marketing e a comunicação, promover um maior intercâmbio com associações de anunciantes de outros países e fortalecer a atuação na área de advocacy. Tudo isso em meio às negociações entre agências, veículos e anunciantes para a revisão das regras do Conselho Executivo das Normas-Padrão (Cenp). Formada em Engenharia de Alimentos pela Escola de Engenharia Mauá, trabalhou durante 20 anos na Unilever em áreas como desenvolvimento de alimentos, logística, assuntos corporativos e sustentabilidade antes de ingressar na Brasil Kirin, em 2013, como vice-presidente de assuntos corporativos, sustentabilidade, RH e compliance.
Marcio Parizotto
Com o jingle “Se Liga Aê” e o slogan “Sou Bra”, a campanha publicitária do Bradesco para os Jogos Olímpicos colou na cabeça dos torcedores, levando a marca do banco a ser uma das mais associadas aos Jogos. Não por acaso, um dos indicados ao Caboré de Anunciante do Ano em 2016 foi justamente o Bradesco. Por trás da estratégia de marketing do banco está Marcio Parizotto, que ocupa uma das diretorias da empresa desde maio de 2014. Nascido em Araçatuba, é formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP), e possui MBA Executivo em Finanças pelo Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper). Também participou do Advanced Management Program (AMP) da Harvard Business School. Iniciou a carreira em 1998, na Fahnestock&Company (atual Oppenheimer), em Nova York, onde permaneceu até janeiro de 1999. Antes de ingressar no Bradesco, atuou em empresas como a American Express, e o Banco Bankpar, incorporado pelo Bradesco em junho de 2014, quando Parizotto ingressou no banco.
Ricardo Fort
Ao longo de mais de duas décadas de carreira no mundo do marketing, o executivo acabou se aproximando mais especificamente do marketing esportivo e políticas de patrocínio de grandes marcas a eventos igualmente relevantes. Entre as empresas pelas quais passou estão Unilever, Kellogg, Coca-Cola, Danone e Visa. Nesta última, como vice-presidente sênior global de marca, produto e patrocínios, acompanhou toda a organização do patrocínio à Copa do Mundo de 2014, realizada no Brasil, uma vez que a marca é parceira da Fifa. Em junho deste ano, Ricardo Fort retornou à Coca-Cola, assumindo o cargo de vice-presidente global de patrocínios e eventos, já atuando nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Sediado em Atlanta, nos Estados Unidos, ele é responsável por estratégias, execução e investimentos em propriedades relacionadas a esporte e entretenimento. A primeira passagem do executivo pela gigante de bebidas foi em 1998, no Brasil, quando cuidava da marca Sprite.
Roberto Gnypek
Um dos indicados ao prêmio Caboré 2016 como Profissional de Marketing, o executivo ajudou o McDonald’s a enfrentar ventos adversos no cenário macro, como o movimento de vida saudável que afasta alguns consumidores das redes de fast-food, e, no contexto brasileiro, a crise econômica. Gnypek participou da criação da linha Signature, que busca levar uma experiência premium ao consumidor, mas numa plataforma ainda acessível de preços, apesar de mais elevada do que a média dos produtos do cardápio. Além disso, promoveu as extensões de linhas que são sucesso da rede como Big Mac e Cheddar McMelt, lançando Grand Big Tasty, Grand Big Mac, Grand Cheddar e Cheddar Bacon. Há mais de três anos na vice-presidência de marketing do McDonald’s Brasil, Gnypek também provocou buzz (principalmente nas redes sociais) ao assumir o contrato de uso da marca Ovomaltine para sua linha de sobremesas, após o término do contrato entre o achocolatado de origem suíça e o Bob’s, que tinha no milk-shake de Ovomaltine um dos seus hits.
Samuel Russell
Formado em engenharia mecânica e com especialização em negócios na Universidade do Texas, Samuel Russell ingressou na General Motors em 2000 como gerente de marcas para small cars. Passou pelas áreas de vendas, marketing, brand e desenvolvimento de novos negócios até ser promovido, em 2013, à direção de marketing para a América do Sul. Também responsável pelas plataformas OnStar (de conectividade) e Maven (de compartilhamento de carro) na região, foi promovido, em julho, ao posto de diretor de marketing global. Sediado em Detroit, se reporta diretamente ao CMO Tim Mahoney. Com a renovação do portfólio no Brasil, a Chevrolet assumiu a liderança de vendas no varejo em 2013 — posição que mantém até hoje —, diminuiu a diferença para a Fiat Chrysler Automobiles (FCA) no mercado geral, e colocou vários modelos como os mais vendidos de suas categorias, como S10, Spin, Camaro, Prisma e Onix (que foi o mais vendido do Brasil em 2015, desbancando o Fiat Palio, feito repetido em 2016).
Tatiana Ponce
Com uma carreira construída na área de marketing e trade marketing, Tatiana Ponce começou ter ideias para além dessas frentes na Nivea, onde ingressou em 2011 como diretora de marketing. Suas iniciativas envolvendo lançamentos bem-sucedidos de produtos (da divulgação até a própria concepção, como a linha Protect & Care, de desodorantes, e a de hidratantes Nivea Sentidos) e a criação da plataforma musical Nivea Viva (que a cada ano presta homenagem a uma personalidade ou ritmo da música brasileira, e registrou três milhões de espectadores nos 33 shows já realizados) a alçaram este ano ao cargo de vice-presidente de inovação para toda a região das Américas. Com seu trabalho, que em muitos casos ganhou o mercado internacional, a executiva aumentou a importância do Brasil para a alemã Beiersdorf, controladora da Nivea, da Eucerin (marca que Tatiana também comanda no Brasil) e da La Prairie. Antes da Nivea, Tatiana passou por Grupo Boticário, Reckitt Benckiser, Kolynos e J. Macêdo Alimentos.
Os dez profissionais de comunicação de 2016
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