Perfil do consumidor internacional mudou
Pesquisa da Visa mostra maior gasto em hospedagens e crescimento em pagamentos online
Pesquisa da Visa mostra maior gasto em hospedagens e crescimento em pagamentos online
Segundo a consultoria Visa Performance Solutions, da Visa, companhia global de tecnologia de pagamento, mesmo com a contínua realização de compras no exterior, o perfil do consumidor em viagens sofreu alteração. “Notamos que o ponto de inflexão é quando o câmbio do dólar está em R$ 3. A partir desse valor, os gastos internacionais dos brasileiros diminuem drasticamente”, comenta Rodrigo Santoro, diretor da Visa Performance Solutions, em comunicado à imprensa.
A Visa Performance Solutions revela um maior investimento em acomodações e hospedagem com 14% e em dinheiro em espécie com 9%.
Responsável por analisar os dados transacionais da rede de operações da VisaNet, entre 2013 e 2015, a Visa Performance Solutions constatou um maior investimento em acomodações e hospedagem com 14% e em dinheiro em espécie com 9%, ao invés de aquisições na categoria vestuário, antes o item que o brasileiro mais gastava em 2015. Em contrapartida, ramos como aluguel de carro e entretenimento mantiveram-se nas mesmas posições.
Além disso, o estudo percebeu um maior fluxo de turistas brasileiros em áreas como Europa e América Latina, enquanto Estados Unidos e Canadá representaram 46% em compras com Visa, o que mostra uma queda de transações comparada aos anos anteriores. Porém, cidades como Orlando, Miami, Nova Iorque e Las Vegas apresentaram o total de 20% em todas as operações estrangeiras.
Cidades como Orlando, Miami, Nova Iorque e Las Vegas apresentaram o total de 20% em todas as operações estrangeiras.
Nos últimos três anos, os pagamentos através de sites ou aplicativos estrangeiros ampliaram e foi no quarto trimestre de 2015 que o volume desse tipo de gasto registou mais de 40%. “Esse crescimento está muito relacionado à popularização de sites de comprar online chineses e de novos comércios digitais de streaming e de músicas. Notamos que mesmo em período de crise, os brasileiros não deixaram de utilizar esses serviços e adotaram as novidades que chegaram ao país”, acrescenta Rodrigo Santoro, em nota oficial.
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros