Pesquisa Game Brasil revela crescimento dos eSports no País
Décima edição do estudo, desenvolvido pela SX Group e Go Gamers, mostra como consumo e prática de eSports seguem em alta no Brasil
Pesquisa Game Brasil revela crescimento dos eSports no País
BuscarPesquisa Game Brasil revela crescimento dos eSports no País
BuscarDécima edição do estudo, desenvolvido pela SX Group e Go Gamers, mostra como consumo e prática de eSports seguem em alta no Brasil
Meio & Mensagem
3 de julho de 2023 - 12h00
A 10ª edição da Pesquisa Game Brasil 2023 apresentou neste domingo, 2, detalhes sobre o mercado de eSports, durante o Big Festival, que aconteceu na São Paulo Expo.
Em abril deste ano, o levantamento já havia revelado que os esportes eletrônicos se tornaram um dos ecossistemas mais relevantes para o consumidor de games no Brasil, apresentando um conhecimento expressivo de 82,9% entre os gamers no País, alta de 1,7% em comparação com a PGB 2022. Além disso, 48,8% deles praticam esportes eletrônicos, hábito que se manteve estável em relação à última edição do estudo (48,7%).
O consumo de conteúdo sobre eSports também se manteve estável. Segundo a PGB 2023, 63,8% dos gamers brasileiros têm o hábito de acompanhar ou assistir eSports. A maioria deles (39,2% assistem a vídeos ou leem sobre a modalidade de uma a três horas por semana.
Além disso, com relação à frequência desse consumo, para 26,5% dos jogadores é de duas vezes por semana, para 26,1% é de três vezes por semana e para 18,2% é diariamente. Apenas 10,5% dos gamers brasileiros consomem conteúdo de esportes eletrônicos menos de uma vez por semana, enquanto 1,1% diz não consumir.
A plataforma de conteúdo que mantém a maioria dos gamers brasileiros (74,6%) atualizados são os canais especializados. Depois vem os canais de times e atletas (36,8%) e celebridades de eSports (36,1%). O estudo mostra que 22,5% dos entrevistados consideram o Casimiro a personalidade mais acompanhada.
Já formato de conteúdo favorito para acompanhar a modalidade são partidas online transmitidas ao vivo ou gravadas (79,7%), seguido por notícias online (61,8%) e em arenas de torneios, espaços de eventos e nos próprios clubes de eSports (50,2%). A principal plataforma de consumo é o YouTube (72,5%), seguido pelo canal SporTV (40,2%) e pelo Instagram (38,9%).
A décima edição do estudo também revela que os jogos de futebol são os que mais atraem os gamers brasileiros (81,4%). Logo depois vem a modalidade de Battle Royale (69,6%) e de luta (61,3%).
Sendo uma das principais paixões dos brasileiros, o futebol também é o gênero de eSports mais praticado pelos jogadores brasileiros, com 64,6%, sem seguida vem o FPS (62,4%) e o MOBA (59,3%).
Apesar disso, segundo a pesquisa, a modalidade mais assistida em vídeos gravados é o Battle Royale, com 67,5%, enquanto o FPS é o mais consumido em transmissões ao vivo, com 53%.
Já entre os títulos mais populares pelos gamers brasileiros estão: CS:GO (94%), Fortnite (91%), Free Fire (90,9%), Call of Duty (90,6%) e League of Legends (90,1%).
Dentro dos eSports, existe a arrecadação de dinheiro relacionado a jogos eletrônicos. O levantamento mostra que 27,9% dos gamers brasileiros já ganharam dinheiro com eSports. Os principais meios foram: apostas com amigos (14,2%), plataformas de apostas (13,6%), competições amadoras (8,6%) e outros métodos (1,1%).
Além disso, a PGB 2023 indica que o gênero de FPS é o que recebe mais contribuições dos espectadores. De acordo com o estudo, 15,4% dos gamers realizam doações a streamers de jogos de tiro em primeira pessoa.
A pesquisa ainda revela, pela primeira vez, as plataformas de apostas mais utilizadas pelos gamers brasileiros. A mais usada é a Betano, com 71,1%, seguida pela Bet365 (51%) e Pixbet (43,6%).
A Pesquisa Game Brasil entrevistou 14.825 pessoas no País, em 26 estados e no Distrito Federal, durante o mês de janeiro deste ano. O estudo foi desenvolvido pela SX Group e Go Gamers, em parceria com Blend New Research e ESPM.
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros