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Quais são as marcas mais consumidas pelos gamers brasileiros?

Painel “Marcas do coração", da PGB 2023, aponta Nubank, Mastercard, Brahma, Heineken, O Boticário, Red Bull, McDonald’s, Coca-Cola, Doritos, Kit-Kat, Nestlé e Nike entre elas


17 de maio de 2023 - 11h00

O painel “Marcas do Coração”, da 10ª edição da Pesquisa Game Brasil, desenvolvida pelo Sioux Group e Go Gamers, em parceria com Blend New Research e ESPM, revela quais são as marcas mais conhecidas e consumidas pelos gamers brasileiros. Entre elas estão: Nubank, Mastercard, Brahma, Heineken, O Boticário, Red Bull, McDonald’s, Coca-Cola, Doritos, Kit-Kat, Nestlé e Nike.

marcas gamers

Painel da PGB revela quais são as marcas mais consumidas pelos gamers brasileiros (Crédito: Divulgação)

O mapeamento analisou mais marcas e setores este ano do que no ano passado. Enquanto em 2022, mapeou 280 marcas de 19 setores, neste ano, foram 500 marcas de 21 setores. “Nosso objetivo, a cada edição, é inserir setores com oportunidades de atuação, como ‘produtos alimentícios’ e’ higiene pessoal’, por exemplo, considerados nessa edição especial de 10 anos”, pontua Guilherme Camargo, sócio do SX Group e professor na pós-graduação da ESPM.

O professor ainda observa que, neste ano, alguns setores se destacaram não apenas com uma marca, mas com várias, como aconteceu com energéticos, refrigerantes e bancos. Segundo ele, esse movimento aconteceu porque existiram marcas protagonistas em alguns momentos, que serviram para impulsionar outras.

Confira abaixo as marcas mais conhecidas e consumidas pelos gamers em 10 setores:

Construção de reputação

Ao comparar as marcas mais consumidas pelos gamers no ano passado e neste ano, é possível perceber que elas são quase as mesmas, com exceção do setor de snacks doces, que mudou de Bis para Kit-Kat e Nestlé de um ano para o outro. Camargo explica que essa construção de reputação não é algo de curto prazo. “Começamos a observar ações mais bem estruturadas e com uma proposta de valor mais clara para os gamers”, completa.

O mais importante na sua visão é que a marca agregue valor para a experiência dos gamers, que posteriormente irão gerar resultados à medida que são percebidos pelo público. “O que destacamos é que mesmo essas marcas presentes no ranking das mais conhecidas ou usadas se deve ao fato de já estarem inseridas no cotidiano dos gamers, mas é possível observarmos mudanças percentuais em algumas que já atuam há alguns anos diretamente com o público de games”.

Novos parâmetros

Além das marcas mais consumidas e conhecidas de cada setor, o painel deste ano traz parâmetros inéditos que envolvem a percepção do público gamer sobre marcas em jogos, como publicidade em eventos de games, em lives, em vídeos sob demanda, propagandas dentro dos próprios jogos e mais. Os dados deste ano mensuram como os jogadores se sentem ao ver publicidade em torno do ecossistema de jogos e como isso impacta as decisões de compra.

De acordo com o levantamento, para 80,2% dos adeptos a jogos eletrônicos no Brasil, é importante respeita a cultura gamer, como seus gostos, formas de falar, agir, vestir e se expressar. Do mesmo modo, a maioria dos gamers brasileiros (68,7%) acredita que as marcas precisam falar sobre games independentemente de como ou onde a publicidade aparece.

O painel ainda mostra que 69,6% da comunidade de jogadores do País gosta quando as marcas aparecem dentro dos jogos, como em skins de avatares, equipamentos exclusivos entre outros itens. Além disso, 60,3% dos gamers preferem comprar produtos de marcas que realizam esse tipo de publicidade. Quando se trata de publicidade em eventos de jogos: 73,4% gostam de marcas que patrocinam campeonatos, atletas de eSports, celebridades da indústria, eventos ligados a jogos e outros, e 66,5% preferem comprar destas.

Da mesma forma, 77,2% dos gamers brasileiros gostam de publicidades e/ou patrocínios em redes sociais, 76,3% curtam lives, 74,2% vídeos sobre jogos e 70,3% banners na internet. O levantamento revela que 60% do público prefere comprar produtos e serviços de marcas que fazem anúncios nesses formatos.

A décima edição da Pesquisa Game Brasil, destacou uma queda de 4,4% no número de brasileiros que afirmam jogar algum tipo de jogo. Enquanto em 2022, 74,5% da população brasileira afirmava jogar, neste ano, esse número caiu para 70,1%. O levantamento entrevistou 14.825 pessoas no Brasil, em 26 estados e no Distrito Federal, durante o mês de janeiro deste ano.

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