Profissionais de comunicação acreditam que IA pode substituir postos de trabalho
Levantamento indica que 55% dos profissionais de comunicação e marketing dizem que tecnologia irá contemplar cargos de criação de conteúdo e análise de tendências
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Meio & Mensagem
18 de setembro de 2023 - 11h08
Profissionais se mostram cientes dos impactos da inteligência artificial sobre o trabalho. Uma pesquisa da agência global de relações públicas MarketCross aponta que 55% dos profissionais de comunicação acreditam que a inteligência artificial pode substituir profissionais.
A substituição de postos relacionados à criação de conteúdo, análise de tendências e design gráfico lideram entre as crenças. Os outros 45% apontam que a ferramenta irá redefinir funções a partir da automatização. A agência ouviu profissionais de comunicação e marketing da Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Estados Unidos, México, Peru e Reino Unido.
A amostra aponta que o maior potencial da IA na área de marketing e comunicação no presente e no futuro próximo configura-se pela economia de tempo nas tarefas operacionais, aumentando a eficiência e a produtividade. A agência destaca também que os profissionais valorizam a IA para o desenvolvimento de conteúdo personalizado e multiplataforma com baixo custo e encaram possibilidades na análise de dados e descoberta de tendências.
Segundo os profissionais inquiridos, o maior potencial da IA na área do marketing e comunicação no presente e no futuro próximo é dado pela economia de tempo nas tarefas operacionais. Dessa forma, há um aumento de eficiência e produtividade. Ao automatizar processos, há mais tempo para o desenvolvimento de visão estratégica e criativa. Nessa linha, os profissionais valorizam a IA para a criação de conteúdo personalizado e multiplataforma com baixo custo, e veem inúmeras possibilidades na análise de dados e descoberta de tendências.
Ao todo, 80% já utilizaram a inteligência artificial no cotidiano. O ChatGPT é o mais adotado, estando presente na vida de 57% dos entrevistados. Outras ferramentas como o Bard, Midjourney, Copy AI, Taplio, Adobe Firefly e Tome também aparecem entre as respostas. Ao mesmo tempo, os respondentes assumem que a IA é eficaz para a geração de ideias, realização de testes A/B e para criação de conteúdos.
Os resultados de tal efetividade foram vistos pela MarketCross. 53% dos profissionais já veem melhorias na eficiência das suas campanhas de marketing e comunicação. Além disso, eles indicam que a tecnologia auxilia na economia do tempo para criar ideias, bem como corroborar hipóteses.
Há ainda uma satisfação na otimização de campanhas com base nos públicos alvo, bem como obtenção de sugestões de design e criação de imagens. Destacam-se também a pesquisa, coleta e análise de dados de forma rápida e entender melhor o uso correto de outro idioma.
Em nota, Cristela Reyes, CEO da MarketCross, as organizações e os profissionais do setor que não sequer exploram o potencial das tecnologias podem estar ficando para trás.
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