Pesquisa indica que profissionais de marketing já usam ChatGPT na rotina
Levantamento da RD Station ouviu mais de 1.600 profissionais da área e constatou que 59% dos entrevistados têm contato rotineiro com a ferramenta de inteligência artificial
Pesquisa indica que profissionais de marketing já usam ChatGPT na rotina
BuscarPesquisa indica que profissionais de marketing já usam ChatGPT na rotina
BuscarLevantamento da RD Station ouviu mais de 1.600 profissionais da área e constatou que 59% dos entrevistados têm contato rotineiro com a ferramenta de inteligência artificial
Meio & Mensagem
1 de setembro de 2023 - 15h36
A inteligência artificial já tem seu uso em ascensão entre os profissionais de marketing, sobretudo com o ChatGPT. O Panorama de Marketing, estudo feito pela RD Station junto à TOTVS, Exact Sales, Lexos e TALLOS, mostra que 57% dos executivos já utilizam a ferramenta em suas rotinas.
A IA como um todo é atrativa para o grupo: 73% acreditam que a tecnologia é a estratégia mais relevante para gerar mais produtividade nos próximos anos.
O digital também tem relevância para os profissionais, uma vez que, entre canais, o WhatsApp se destaca. 72% afirmam utilizá-lo no atendimento comercial e no fechamento de vendas, enquanto 55% foca no pós-venda. Entre redes sociais, o TikTok e o Instagram são plataformas escolhidas por 85% para a criação de estratégias de marketing mais personalizadas.
Já no que diz respeito aos desafios, 34% apontam a geração de demanda para vendas. Há ainda uma questão relacionada ao alcance de metas: 75% das empresas não bateram suas metas de marketing no ano passado. Entre as razões que podem estar relacionadas é o desalinhamento e falta de processos bem definidos com times comerciais, conforme aponta Robinson Friede, diretor de geração de demanda e growth marketing da RD Station, em nota à imprensa. Ele cita que só 18% dos respondentes dizem que há uma integração satisfatória entre os times de Marketing e Vendas.
Além disso, 44% dos profissionais declaram não ter rotinas e processos bem definidos na documentação de informações. Ainda que 56% tenham maior clareza neste sentido, mais da metade ainda não formaliza informações.
Sobre a gestão de dados, 56% alegam dificuldades ao gerar relatórios ou realizar análises por se tratar de uma atividade muito manual. Outra provocação trazida pelos executivos são a priorização da análise de dados na rotina (53%) e a coleta de dados que estão em muitas ferramentas ou locais diferentes (52%).
A RD Station destaca que, ainda frente a um cenário desafiador, os times de marketing estão focados em melhorar vendas. Prova é que boa parte dos profissionais (76%) esperam crescer em 2023, enquanto 41% querem ultrapassar o índice de crescimento em relação ao investimento do último ano. Ainda neste sentido, 45% das empresas priorizam inbound marketing.
Compartilhe
Veja também
Azzas 2154 reduz portfólio e elimina Dzarm, Alme e Reserva feminina
Holding de moda, vestuário e calçados afirma ter concluído revisão do portfólio e tomado a decisão com foco de “melhorar a alocação de capital”
Coqueiro transforma lata de atum em caixa de som
Marca de peixes enlatados da Camil Alimentos usa humor para esclarecer fake news sobre suas embalagens transferirem metais pesados para os pescados