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Marketing

Refrigerantes perdem o gás nos EUA

Coca-Cola cede seu posto de marca mais comentada para a Apple


10 de julho de 2014 - 10h59

Por Natalie Zmuda, do Advertising Age (*)

As pessoas não estão só deixando de beber refrigerante, elas não estão nem falando deles. De acordo com um relatório do grupo Keller Fay, as impressões boca a boca sobre Coca-Cola, Pepsi, Dr. Pepper e uma série de outras marcas têm diminuído desde 2011. No ano passado, a Coca-Cola cedeu a sua posição de marca mais comentada para a Apple.

Desde 2011, as conversas sobre a Coca-Cola sofreram uma queda de 6%; já sobre a Pepsi, a perda foi de 9%. A luz no fim do túnel da categoria foi a Fanta, da Coca-Cola, que viu aumento de 11%.

Ed Keller, presidente do grupo Keller Fay, disse que houve um surto de conversas sobre marcas como Apple, Samsung, Verizon e AT&T. “Quando se trata de relevância cultural, muitas das marcas de tecnologia estão tomando tempo de conversação das pessoas. Isso representa um desafio para a indústria de refrigerantes. Certamente sugere que a queda nas vendas desses produtos continua”, disse.

Os consumidores americanos têm trocado refrigerantes por chás, bebidas energéticas e águas engarrafadas há anos, mas desertaram a categoria a um ritmo ainda mais rápido em 2013. Nos Estados Unidos, o volume de venda de refrigerantes caiu 3% em 2013, comparado a uma queda de 1,2% em 2012 e de 1% em 2011, de acordo com a Beverage Digest. A categoria tem visto declínios nos últimos nove anos.

É interessante notar que o número de comentários sobre refrigerantes excede o de bebidas alcoólicas, cafés e bebidas não carbonadas, como sucos, chás, energéticos e isotônicos. “O que se deve fazer é concentrar-se na totalidade das conversas sobre sua marca. Isso é o que, em última análise, amarra as vendas”, disse Keller.

* Tradução: Bruna Molina 

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