Sambabook 2024 será sobre Beth Carvalho
Plataforma de conteúdo criada pela Musickeria inclui caderno de partituras, gravações em áudio e vídeo, videocast, exposição imersiva, palestras, oficinas e rodas de samba
Plataforma de conteúdo criada pela Musickeria inclui caderno de partituras, gravações em áudio e vídeo, videocast, exposição imersiva, palestras, oficinas e rodas de samba
Fernando Murad
2 de setembro de 2024 - 6h06
O Sambabook, plataforma de conteúdo da história do samba desenvolvida pela Musickeria, homenageará, neste ano, Beth Carvalho, madrinha do samba e responsável por descobrir uma geração de grandes compositores. As gravações do Sambabook Beth Carvalho acontecem de 8 a 12 deste mês, no Rio de Janeiro. O projeto é apresentado pelo Ministério da Cultura e Rede, com patrocínio da Caixa Residencial e apoio da Energia Pecém.
O projeto, que está em sua sexta edição, abrange um caderno de partituras originais dos sambas incluídos no repertório, além de áudio e vídeo das gravações. No ambiente digital, o projeto terá como novidades um videocast de entrevistas e a criação da Casa Sambabook, que será aberta ao público neste sábado, 7, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro.
A programação da Casa Sambabook inclui exposição imersiva sobre os cinco compositores homenageados nas edições anteriores. São eles João Nogueira, Martinho da Vila, Zeca Pagodinho, Dona Ivone Lara e Jorge Aragão. Além disso, serão realizadas palestras, oficinas e rodas de samba no Bethquim, botequim criado para homenagear Beth Carvalho. A entrada é franca.
“O Sambabook deu ao samba, e aos seus grandes compositores, o tratamento e a grandiosidade que eles sempre mereceram. A Musickeria foi adiante do mercado quando editou o primeiro Sambabook, em 2011, apostando na criação de um projeto ousado, inédito e, sem dúvida, necessário. Um projeto dessa magnitude, fundamental também pelo conteúdo educativo e histórico que fica como legado, só é possível graças ao apoio de empresas que valorizam e investem no melhor da nossa cultura, afinal, a personalidade de um país é moldada por ela, reitero, nossa cultura”, afirma Luiz Calainho, sócio e CEO da Musickeria. A plataforma Sambabook foi lançada há 12 anos.
As gravações do Sambabook Beth Carvalho terão as participações de Xande de Pilares, Zeca Pagodinho, Fagner, Jorge Aragão, Teresa Cristina, Diogo Nogueira, Jorge Aragão, Maria Rita, Ferrugem, Péricles, Marina Iris, Margareth Menezes, Lu Carvalho, Mosquito, Luciana Mello, Leci Brandão, Fundo de Quintal, Arlindinho, Agnes Nunes, Paula Lima, Pretos e Mumuzinho.
Além disso, o Sambabook terá um tema especial gravado por quatro grandes músicos: Hamilton de Holanda no bandolim; Nicola Krassic, no violino; Gabriel Grossi, na gaita; e Marcelinho Moreira, no repique. O quarteto fará um medley instrumental de “Saco de Feijão”, “Corda no pescoço” e “Saudade da Guanabara”, com arranjo do Rafael dos Anjos.
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros