Samsung realiza ação de teste em aparelhos
Na tentativa de deter Apple, o programa de 21 dias começa em julho, em cinco cidades dos EUA
Na tentativa de deter Apple, o programa de 21 dias começa em julho, em cinco cidades dos EUA
Meio & Mensagem
26 de junho de 2014 - 1h33
Por Mark Bergen, do Advertising Age (*)
A Samsung está lançando mão de uma nova arma, na tentativa de tirar a Apple do topo do mercado de smartphones nos Estados Unidos. A partir de julho, consumidores de cinco cidades americanas podem adquirir um dispositivo gratuitamente e testá-lo por 21 dias. Antes, eles devem fazer um depósito reembolsável de US$ 350. Os participantes podem levar os produtos Galaxy 5S, Galaxy Note3 e o Gear Fit.
A iniciativa é, em parte, uma jogada de marketing para convencer os proprietários de smartphones e tablets a mudar para a Samsung. Essa também é uma oportunidade para a fabricante sul-coreana fazer os consumidores se sentirem à vontade com seu crescente arsenal de hardware, que inclui relógios inteligentes e dispositivos esportivos.
A Samsung lançou o programa discretamente em Manhattan no final de maio, em sua loja de exposição Galaxy Studio. Agora, isso está se estendendo para Dallas, Houston, Los Angeles e Santa Clara, na Califórnia, sem um tempo de duração determinado. Os clientes podem até mesmo testar novas operadoras que a Samsung cobre os custos de dados.
Essa iniciativa não é apenas para impulsionar as vendas, mas também parte da tática mais ampla da marca para atrair consumidores ao seu portfólio de dispositivos futuristas – alguns pouco conhecidos pelo mercado. Na conferência de desenvolvedores do Google, que ocorreu nessa quarta-feira, 25, a Samsung apresentou outro relógio inteligente, o Gear Live. E a Apple está desenvolvendo seu próprio relógio, que pode ser lançado ainda este ano, em meados de outubro.
Ao contrário da Apple, a Samsung não tem presença especial no varejo dos EUA em outubro. A empresa abriu sua “loja de experiência”, em Nova York, mas os visitantes podem apenas testar os produtos. Nas outras quatro cidades, os programas de teste são oferecidos em quiosques de shoppings. Os consumidores só podem comprar em outras lojas.
Mas a Samsung tem aumentado sua presença no marketing. A marca subiu do 22º para o 16º lugar no top de anunciantes dos EUA, em 2013, de acordo com o Ad Age DataCenter. Seus gastos com publicidade nacional aumentaram 20,8% no ano passado, chegando a US$ 1,7 bilhão – US$ 981 milhões a mais que a Apple. Em março, a Samsung atingiu 27% do mercado de smartphones nos EUA, próximo dos 41,4% da Apple, segundo a comScore.
A Samsung não planeja fazer campanhas de TV ou impresso para promover seu programa de teste. A iniciativa vem de sua divisão de marketing experiencial, mas a empresa não deu mais detalhes.
“Nosso programa de estudos oferece aos consumidores conveniência e acessibilidade para explorar e testar os produtos Samsung Galaxy na sua rotina, experimentar as coisas incríveis que eles podem fazer com os nossos produtos e tomar decisões fundamentadas antes da compra”, disse em comunicado a gerente sênior da divisão, Melissa McNutt.
Entre vinte e trinta funcionários por dia trabalham no Galaxy Studio de Manhattan, que pode receber até 1,2 mil visitantes diários num fim de semana, de acordo com representantes da empresa. Os quiosques nas outras quatro cidades são significativamente menores.
Em 2013, a Samsung Electronics investiu US$ 3,83 bilhões em publicidade e US$ 7,38 bilhões em promoção de vendas em todo o mundo.
* Tradução: Bruna Molina
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