Tetra Pak investe em inovação além das caixas

Buscar

Tetra Pak investe em inovação além das caixas

Buscar
Publicidade

Marketing

Tetra Pak investe em inovação além das caixas

Reconhecida por desenvolver embalagens, empresa atua desde reformulação de design e identidade da marca até construção de portfólio com seu Centro de Inovação ao Cliente


5 de setembro de 2019 - 10h05

Planta do Centro de Inovação ao Cliente, da Tetra Pak (Crédito: divulgação)

Produzir uma embalagem é algo que a Tetra Pak já faz há décadas. Desde 2017, entretanto, a empresa sueca mantém no Brasil seu primeiro Centro de Inovação ao Cliente da América Latina, e quarto no mundo. Atualmente, são seis espalhados pelos mercados em que atua. O objetivo da planta, localizada no interior de São Paulo, é testar inovações e produtos de clientes industriais que trabalham com a companhia.

“Fazemos desde a identificação de oportunidades, passando por conceitos e formulações, até a parte de design final de embalagens e pós-consumo relacionado ao meio ambiente”, afirma Vivian Haag Leite, diretora de marketing da empresa. Para isso, investe na junção de forças entre a própria empresa, o cliente e sua agência, atuando a seis mãos em um único projeto. Desde o lançamento, o vertical teve, em média, 12 parceiros por ano.

Para a Tial, a companhia reformulou o portfólio e a identidade da marca. (Crédito: reprodução)

Recentemente, duas empresas de bebida entraram na linha da jornada da inovação. Tial, de sucos prontos, e Simples Assim aderiram ao modelo com objetivos diferentes. A primeira já existia como marca, mas buscou como aumentar seu tíquete médio e ainda se manter relevante no carrinho de compras dos clientes. Para isso, realizou uma nova identidade visual e, ainda, reformulou seu propósito.

Já a Simples Assim foi construída do zero. “Passamos todas as etapas, desde a escolha do nome, criação do logo e portfólio”, afirma Alexandre Schueda, gerente de marketing da Tetra Pak. “Projetamos desde o início uma marca de bebidas, e não só de sucos. Isso porque sabemos que é importante para as pessoas buscar produtos que acompanham a refeição, mas também que são mais práticos pela manhã e um chá que possa refrescar ao longo do dia”, complementa.

Essa entrega, explica Vivian, tem como foco categorias que já são representativas no faturamento da companhia, como sucos e o segmento lácteo. Nesse caso, a rede que a Tetra Pak pode acionar quando traz novidades ao mercado nacional é uma vantagem competitiva em comparação aos concorrentes locais. Com a Betânia, por exemplo, a fabricante trouxe a possibilidade da venda de um iogurte ambiente,  chamado Yogi & Leve, que não depende da conservação em geladeira.

*Crédito da imagem no topo: Fancycrave/pexels

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Itaú mantém liderança no ranking da Brand Finance 2024

    Itaú mantém liderança no ranking da Brand Finance 2024

    Banco tem a marca mais valiosa do Brasil pela oitava vez consecutiva; valor das 100 principais empresas da lista avançou 4%, chegando a US$ 77,2 bilhões

  • Corinthians divulga ações e movimento de combate ao racismo

    Corinthians divulga ações e movimento de combate ao racismo

    Clube destinará bolsas de estudo a jovens negros em parceria com o CIEE e promoverá sessões e uma cartilha de letramento racial