Unilever é a maior anunciante
Ranking Agências & Anunciantes aponta ascensão do laboratório mexicano ao top 10 do mercado brasileiro
Ranking Agências & Anunciantes aponta ascensão do laboratório mexicano ao top 10 do mercado brasileiro
Meio & Mensagem
26 de maio de 2014 - 8h00
A Unilever volta ao topo do ranking de maiores anunciantes do Brasil, com investimento de R$ 1,546 bilhão em compra de mídia em 2013, segundo o ranking Agências & Anunciantes, de Meio & Mensagem, realizado em parceria com o Ibope Media (veja os dados dos dez maiores anunciantes no quadro abaixo e acesse informações sobre o ranking de agências aqui).
A Unilever havia perdido o posto em 2003, quando Casas Bahia assumiu a liderança pela primeira vez. No ano passado, entretanto, a rede varejista investiu 14% menos em espaços publicitários, caindo para o segundo lugar, enquanto a Unilever ampliou a verba em 35%, de acordo com o estudo.
A principal novidade do ranking de 2013 é o terceiro lugar, ocupado pelo laboratório de origem mexicana Genomma, proprietário de marcas como Asepxia (sabonetes e cremes antiacne) Cicatricure (para tratamento dermatológico) e Goicoechea (creme para as pernas), amplamente anunciadas na Rede Record. Com operações no País desde 2010, o Genomma Lab Brasil investiu em compra de espaço publicitário, no ano passado, R$ 989 milhões, subindo da 24ª para a terceira posição.
A ausência da operadora de TV por assinatura Sky da lista dos 20 maiores anunciantes do Brasil em 2013 é outro ponto que merece destaque. A operadora caiu da quinta para a 24ª posição, tendo investido 42% menos em mídia no ano passado. Na lista dos top 10, Petrobras subiu do oitavo para o sexto lugar, tendo investido em diversas ações para comemorar os 60 anos da empresa.
Hypermarcas também galgou posições (da 10ª para a sétima), bem como Volkswagem (da 11ª para a oitava) e Reckitt Benckiser (do 15ª para o nono lugar). No caso da Telefonica, que aparece na décima colocação, o Ibope somou as verbas da marca Vivo, assumida pela empresa em todas as suas operações no ano passado. No sentido contrário, além de casas Bahia, caíram Caixa (uma posição, para o quarto lugar) e Ambev (do quarto para o quinto) entre os dez primeiros.
O ranking Agências & Anunciantes tem como base o cruzamento de informações de dois estudos: Projeto Inter-Meios, cujos valores referem-se ao faturamento dos veículos, e Ibope Media, que trabalha com os preços constantes das tabelas desses veículos. Através do cálculo de índices percentuais que equivalem aos descontos médios praticados pelos meios chega-se a um valor mais próximo da realidade das verbas investidas em mídia.
Veja abaixo o ranking dos dez maiores anunciantes de 2013.
Leia a íntegra desta matéria na edição 1611, de 26 de maio, exclusivamente para assinantes de Meio & Mensagem, disponível nas versões impressa ou para tablets Apple e Android
Leia também:
Borghi/Lowe: 2º lugar no ranking de agências
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros