Wappa entra na briga pelos clientes de táxi
Criado em 2005 e até então com foco somente em empresas, aplicativo passa a concorrer com 99Taxi e Easy Taxi
Criado em 2005 e até então com foco somente em empresas, aplicativo passa a concorrer com 99Taxi e Easy Taxi
Luiz Gustavo Pacete
26 de maio de 2015 - 3h17
A disputa pelos usuários de táxi no Brasil tende a ficar ainda mais acirrada a partir de junho. As empresas Easy Taxi, 99Taxi, Taxibeat e o aplicativo de caronas Uber ganharão um novo concorrente interessado no cliente final. Criado em 2005, o aplicativo Wappa, que tem como seus investidores a Rio Bravo e a DGF Investimentos, e até então com foco somente em grandes e médias companhias, vai oferecer serviços diretos aos clientes finais de olho em um mercado de R$ 15 bilhões.
Com um faturamento de R$ 100 milhões em 2014, o Wappa investiu recentemente R$ 5 milhões na compra da Expense Mobility, startup que gerencia despesas por quilômetros rodados. “Em dez anos atuando neste mercado, acreditamos que este é o momento certo de expandir o foco de nossa operação”, diz Armindo Mota Júnior, fundador e presidente do Wappa. De acordo com o executivo, a forma de se diferenciar será atendendo um cliente diferenciado, inicialmente, os funcionários das duas mil empresas que já utilizam o aplicativo. “Grande parte desses clientes já conhece nossa marca e nossos serviços e está mais suscetível a utilizar nosso aplicativo”, diz Júnior.
Entre os clientes da Wappa estão Citibank, Claro e Nokia. A empresa realiza, com frequência, parcerias com outras marcas. Em maio do ano passado, o Bradesco passou a dar descontos a clientes do aplicativo que utilizam os cartões da American Express. Antes de estrear no mercado nacional, a Wappa vem testando seu aplicativo para clientes finais no exterior, onde também já atua no segmento corporativo. Em abril, a empresa lançou a ferramenta em Portugal e espera iniciar suas operações na França e em Portugal até o fim deste ano.
Enquanto a Wappa busca os clientes finais, suas concorrentes fazem o caminho inverso. Na semana passada, o aplicativo de caronas Uber disponibilizou seu serviço Uber for Business que poderá ser utilizado por empresas em breve. O modelo de corridas corporativas é o mais lucrativo para as empresas de táxi com tíquete médio de R$ 50. Desde o início de 2014, a Easy Taxi e a 99Taxi atuam neste segmento o que qualificou a concorrência. “A entrada dessas empresas no mercado só nos ajudou porque mostrou a importância do controle sobre os gastos com transportes”, diz Júnior. A concorrência motivou a Wappa a criar o Wappa Light, um serviço voltado para empresas menores com faturamento de até R$ 150 milhões.
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