WME IMG assume controle do UFC
Valor da compra da plataforma de artes marciais mistas é estimado em US$ 4 bilhões
Valor da compra da plataforma de artes marciais mistas é estimado em US$ 4 bilhões
Fernando Murad
11 de julho de 2016 - 13h33
Com informações do Advertising Age
O Ultimate Fighting Championship (UFC), principal competição de artes marciais mistas (MMA) do mundo, tem novo dono. A gigante de entretenimento e esportes WME IMG anunciou nesta segunda-feira, 11, a aquisição da empresa controlada até então pelos irmãos Fertitta. O negócio, cujo valor não foi revelado, é estimado em mais de US$ 4 bilhões. A operação será financiada pela Silver Lake Partners, Kohlberg Kravis Roberts (KKR) e MSD Capital (de Michael Dell, fundador da empresa que leva seu sobrenome).
“Tem sido emocionante assistir o incrível crescimento do UFC durante a última década sob a liderança dos irmãos Fertitta, Dana White e sua equipe. Estamos empenhados em buscar novas oportunidades para o UFC e seus atletas talentosos para garantir o crescimento contínuo do esporte e o sucesso em uma escala global”, disseram em comunicado oficial os co-CEOs da WME IMG Ariel Emanuel e Patrick Whitesell.
Criado em 1993, o UFC é controlado pelos irmãos Lorenzo e Frank Fertitta, que compraram a empresa em 2001 por US$ 2 milhões. Com atletas como Ronda Rousey, Conor McGregor, Anderson Silva e Jon Jones e apesar de casos recentes de doping, o UFC se tornou uma plataforma bilionária com mais de 40 eventos por ano transmitidos para 156 países e territórios em 29 diferentes idiomas. Torneio mais recente, o UFC 200 aconteceu dia 9 de julho em Las Vegas, onde fica sediada a Zuffa, companhia dos irmãos Fertitta. Dana White e um braço de investimento do governo de Abu Dhabi detinham 10% do negócio.
“Nosso objetivo sempre foi criar o maior evento e oferecer as melhores lutas para os nossos fãs para tornar este o maior esporte do mundo. Estou ansioso para trabalhar com a WME IMG para continuar a levar esse esporte ao próximo nível”, disse White, que continuará como presidente do UFC, em comunicado.
“Estamos confiantes de que os novos donos, com quem nós construímos uma forte relação ao longo dos últimos anos, estão empenhados em acelerar o crescimento global da UFC. O mais importante é que os novos proprietários compartilham a mesma visão e paixão por esta organização e os seus atletas”, afirmou o chairman e CEO Lorenzo Fertitta. Ele e o irmão sairão do dia a dia da operação, mas continuarão com uma participação minoritária no negócio.
A transação ocorre num momento em que companhias buscam novas oportunidades de mercado na área de conteúdo ao vivo, não apenas com transmissões pela TV como também pela internet. O UFC, por exemplo, lançou em 2013 o serviço digital Fight Pass, que tem uma parceria com a Fox. O UFC tem ainda o reality show The Ultimate Fighter.
A WME IMG surgiu em 2014 quando a agência de gestão de talentos William Morris Endeavor comprou a IMG for US$ 2,4 bilhões com o objetivo de expandir sua atuação em áreas como esportes e moda. Anualmente a IMG produz mais de 52 mil horas de conteúdo esportivo e distribui outras 32 mil horas de conteúdo para mais de 200 clientes incluindo grandes ligas esportivas como NFL, Premier League, MLS e Euroleague.
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