Mídia
Ejesa ainda enfrenta turbulências
Grupo prorrogava decisão há três meses; outros deslocamentos e cortes de gastos aumentam tensão na empresa
Grupo prorrogava decisão há três meses; outros deslocamentos e cortes de gastos aumentam tensão na empresa
Igor Ribeiro
22 de janeiro de 2013 - 2h05
Após reunião realizada entre a diretoria e representantes da redação, foi decidida a demissão da equipe do jornal Marca Brasil em São Paulo, que aguardava seu destino desde novembro de 2012, quando foi anunciado o fim do diário. A notícia se soma à saída de Nicolina Spina da presidência-executiva da Editora O Dia como mais um ponto de tensão na empresa nesta semana. No Marca, serão afastados 19 funcionários – 18, segundo o Sindicato de Jornalistas de SP – entre reportariado, chefia, diagramadores e fotógrafos. Eles aguardavam a decisão colaborando, nesse ínterim, para outras marcas do grupo, principalmente o portal iG e O Dia no Rio.
Segundo Guto Camargo, presidente do Sindicato, a diretoria atendeu ao pedido da entidade para que se evitasse demissões na passagem do ano. Hoje, porém, comunicou que o afastamento é necessário e estuda as melhores datas e condições para emitir nota oficial. A diferença no número de demitidos pode decorrer do remanejamento de André Balocco, que era diretor do Marca SP, para O Dia, onde vai editar Brasil.
Também deixou o grupo Simone Cavalcanti, correspondente do Brasil Econômico em Brasília. Contribui ainda para o clima apreensivo na sede do grupo em São Paulo as recomendações para que funcionários economizem nos gastos corporativos. A reportagem do Brasil Econômico, por exemplo, perdeu a verba para táxis e tem trabalhado na base do telefone e e-mail.
Outra movimentação interna do grupo foi o deslocamento de Clarice Oliveira para a sucursal do iG em Brasília no lugar de Tales de Faria, que é o novo diretor de Redação.
A propósito da saída de Spina, fontes internas do Brasil Econômico – e da Carta Capital – disseram ao Meio & Mensagem que ele estaria em negociação para assumir um cargo na revista semanal. O executivo teria comentado abertamente sobre o novo desafio. Mas o próprio Mino Carta, diretor e dono da revista, desmentiu a hipótese.
Compartilhe
Veja também
Os desafios e desigualdades dos influenciadores das favelas
Pesquisa realizada pela Digital Favela em parceira com o YouPix e apresentada na Expo Favela aponta que creators de comunidades são menos remunerados
Latinos são os que mais passam tempo nas redes sociais, diz pesquisa
Estudo The Global Media Intelligence Report indica ainda que essa população é a que mais consome mídia online e música via streaming