Assinar

Em cenário competitivo, Netflix muda métrica de audiência

Buscar

Em cenário competitivo, Netflix muda métrica de audiência

Buscar
Publicidade
Mídia

Em cenário competitivo, Netflix muda métrica de audiência

Plataforma passará a considerar que um conteúdo foi assistido quando um usuário visualizá-lo por mais de dois minutos


22 de janeiro de 2020 - 16h43

The Witcher rendeu a maior audiência para a plataforma de streaming em uma primeira temporada, de acordo com dados da própria Netflix (Crédito: Reprodução)

A competição no setor de streaming está começando a ser sentida pela Netflix, sobretudo no que diz respeito aos clientes dos Estados Unidos, de acordo com o apresentado pela própria companhia, nos resultados financeiros referentes ao último trimestre de 2019, divulgados nessa terça-feira, 21.

Uma das principais informações contidas no relatório apresentado aos acionistas diz respeito à nova forma pela qual a Netflix irá contabilizar a audiência de seus produtos. A partir de agora, a plataforma considera que um conteúdo (filme ou um capítulo de série) foi assistido quando um usuário o sintoniza por mais de dois minutos. Antes, era necessário assistir, no mínimo, a 70% do conteúdo da produção para que a plataforma computasse a audiência daquele produto. Com a mudança, a Netflix passa a contar com uma média de audiência 35% maior em seus conteúdos.

Pelos resultados financeiros apresentados, a Netflix afirma ter conquistado 550 mil novos assinantes nos mercados do Canadá e Estados Unidos nos últimos três meses do ano. A quantia está abaixo do esperado pelos investidores – e é bem inferior ao 1,75 milhão de assinantes que a plataforma conquistou nos dois países no quarto trimestre de 2018. “Nosso baixo crescimento de assinantes (nos Estados Unidos e no Canadá) provavelmente foi causado por nossa recente mudança de preços e aos lançamentos competitivos no mercado dos Estados Unidos”, disse a companhia, em nota enviada aos acionistas.

O tímido crescimento veio ao mesmo tempo em que a Disney lançou seu aguardado streaming – o Disney+ – no  mercado estadunidense e que a Apple também entrou na briga no setor com Apple TV Plus, que já chegou aos assinantes com a série The Morning Show, estrelada por Jennifer Anniston, Reese Witherspoon e Steve Carell.

A guerra dos streamings, portanto, já apontam uma ameaça no horizonte da Netflix. Na semana passada, a NBCUniversal apresentou o Peacock, seu novo aplicativo de streaming que deve ser lançado no mercado em abril. “Como sempre, estamos trabalhando para melhorar nosso serviço e combater esses fatores e aumentar as assinaturas ao longo de tempo”, escreveu a Netflix no comunicado aos acionistas.

No mundo – incluindo os Estados Unidos – a Netflix conquistou 8,8 milhões de novos assinantes no último trimestre de 2019, quantia similar ao do mesmo período de 2018. As previsões da companhia são de adicionar outros sete 7 milhões de assinantes à sua base no primeiro trimestre de 2020. Nos primeiros três meses de 2019, a Netflix conquistou 9,6 milhões de novos clientes em todo o mundo.

No trimestre analisado, a Netflix gerou uma receita de US$ 5,5 bilhões, o que representa um crescimento de 30,6% na comparação com o ano anterior.

A Netflix também revelou que a série The Witcher foi responsável por render a maior audiência de uma série da plataforma na primeira temporada. A obra, estrelada pelo ator Henry Cavill, foi assistida 76 milhões de vezes nas primeiras quatro semanas após a estreia.

Com informações do Advertising Age

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • O que os brasileiros mais pesquisaram no Google em 2024

    O que os brasileiros mais pesquisaram no Google em 2024

    Os grandes eventos esportivos dominaram as buscas do ano, assim como a morte do apresentador Silvio Santos e as inundações no Rio Grande do Sul

  • TikTok distribuirá 100 mil livros de graça em São Paulo

    TikTok distribuirá 100 mil livros de graça em São Paulo

    Plataforma levará as obras mais citadas pelos BookTokers a espaço no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, de 11 a 17 de dezembro