Assinar

Forbes e NYT testam inteligência artificial e voz

Buscar

Forbes e NYT testam inteligência artificial e voz

Buscar
Publicidade
Mídia

Forbes e NYT testam inteligência artificial e voz

Revista passa a utilizar IA em seus processos de apuração e jornal começa a distribuir conteúdo via Alexa; no Brasil, G1 já faz testes com o Assistant, do Google


17 de janeiro de 2019 - 6h00

 

A Alexa, da Amazon, será a entrada do NYT na distribuição de conteúdo via voz (Crédito: Reprodução)

O uso de sistemas de inteligência artificial e assistentes de voz chegou, de forma mais intensa, ao jornalismo. O New York Times anunciou que passou a testar o resumo de notícias diários via Alexa, assistente pessoal da Amazon. A habilitação do serviço deve ser feita pelos próprios usuários e, uma vez liberados, devem apenas pedir “Alexa, quais são as notícias? ”. Durante as sextas, o NYT oferecerá um quizz aos usuários sobre as notícias da semana e, aos domingos, um resumo do noticiário.

A oferta não será apenas de notícias, haverá também espaço para listas como, por exemplo, lugares para conhecer ou recomendações de música. “É o início de uma nova maneira de utilizar a tecnologia de voz não só na oferta de conteúdo, mas também em outras formas de produtos e serviços”, disse, em comunicado, Monica Drake, editora-assistente do NYT. Na semana passada, durante a CES, Mark Thompson, CEO do NYT, ao anunciar uma parceria com a Verizon para o uso de 5G, ressaltou a importância de testar novos formatos na entrega de conteúdo.

Alguns dias antes, o site Venture Beat mostrou que os jornalistas da Forbes passarão a testar o sistema de inteligência artificial ao escreverem textos e desenvolverem processos de apuração. Por exemplo, ao contextualizar uma história, o sistema complementa com links e o que já foi escrito sobre o tema. Além de poder ajudar na escolha de imagens que melhorem a audiência da matéria. Outros veículos já testaram o uso de inteligência artificial em seus processos, entre eles, o The Washington Post, The Associated Press e Los Angeles Times.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Globo tem 16 marcas nas transmissões da Copa do Mundo de Clubes

    Globo tem 16 marcas nas transmissões da Copa do Mundo de Clubes

    Empresa de mídia fechou 22 cotas para as exibições na TV aberta e por assinatura de todas as partidas do torneio

  • Google seleciona veículos brasileiros para jornada de IA

    Google seleciona veículos brasileiros para jornada de IA

    Meio & Mensagem está entre os veículos selecionados que participarão de sessões ao vivo, mentorias e avaliação da FT Strategies