Gigantes do streaming formam aliança para enfrentar regulação

Buscar

Gigantes do streaming formam aliança para enfrentar regulação

Buscar
Publicidade

Mídia

Gigantes do streaming formam aliança para enfrentar regulação

Streaming Innovation Alliance (SIA) visa discutir processos regulatórios federais e estaduais em trâmite nos Estados Unidos


26 de setembro de 2023 - 16h01

Grandes players de streaming firmaram uma aliança para lidar com as questões regulatórias nos Estados Unidos: a Streaming Innovation Alliance (SIA). A informação foi noticiada veículo Axios.

streaming-diego-cervo-AdobeStock-349411371

(Crédito: Diego Cervo/Adobe Stock)

Entre os membros, fazem parte: Netflix, Disney, Paramount Plus, Warner Bros. Discovery’s Max, Peacock, TelevisaUnivision , For Us By Us Network, Vault e AfroLandTV. Ainda não fazem parte empresas como Apple, Amazon, Roku e Tubi. No entanto, a aliança ainda aceita membros.

O intuito da organização é evitar que as leis regulatórias em discussão no congresso estadunidense afetem negativamente os players, como as que visam impor leis sobre plataformas cujo conteúdo é gerado pelo usuário. Por outro lado, a aliança quer promover políticas federais e estaduais que impulsione o mercado.

As plataformas argumentam que, ao contrário das redes sociais, elas oferecem conteúdo curado. Além disso, as empresas dizem que emissoras locais estão colocando em risco a distribuição de conteúdo via streaming.

A SIA deve formar parcerias com outras associações que defendem temas similares e visam trazer uma história positiva sobre o setor.

Movimento do mercado brasileiro de streaming

Em setembro, um movimento similar aconteceu no mercado brasileiro. Doze associações e sindicatos do setor audiovisual brasileiro se reuniram para pedir a regulamentação das plataformas de video sob demanda (VOD) ou streaming de conteúdo. Assim, a união deu origem à FIBRAv (Frente da Indústria Independente Brasileira do Audiovisual).

A frente tem como objetivo de sensibilizar o Governo Federal, o Congresso Nacional e a sociedade para projetos de lei em tramitação.

A regulamentação do audiovisual não inclui as plataformas de streaming sob demanda, mas, para o grupo, sua inclusão ou a criação de um novo marco legal é necessário por alguns motivos.

Assim, de fora prática, a FIBRAv irá se fazer presente nas audiências da comissão de Educação e Cultura do Senado que discutem a regulação do streaming.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Anunciantes e Kantar criam novo player de medição de audiência nos EUA

    Anunciantes e Kantar criam novo player de medição de audiência nos EUA

    Chamada de Aquila, plataforma é fruto de coalização entre Associação dos Anunciantes, Kantar, Meta, Amazon e TikTok

  • Pinterest lança ferramentas de IA para criativos e performance

    Pinterest lança ferramentas de IA para criativos e performance

    Recursos estão sob guarda-chuva do Pinterest Ad Labs, novo programa de inovação da plataforma para marcas selecionadas testarem os protótipos