La Nación não chega às bancas
Pela primeira vez em 142 anos, edição impressa do diário argentino não circula; motivo foi uma greve dos funcionários da gráfica
O dia 12 de junho foi atípico para os leitores de jornal da Argentina. Pela primeira, quem foi até alguma banca para comprar a edição do dia do jornal La Nación, não conseguiu encontra-lo. Por conta de uma paralisação dos funcionários da gráfica, o periódico não foi impresso e o veículo foi obrigado a desculpar-se com seus leitores e disponibilizar as notícias do dia somente na internet.
Para justificar a ausência da edição impressa, o jornal publicou, em seu portal, que a medida foi tomada de maneira ilegal por um grupo de trabalhadores de seu parque gráfico, o que impossibilitou a impressão das páginas. O La Nación alega ter oferecido um reajuste salarial de 25%, e que tal valor, mesmo estando acima da média para a categoria, foi recusado pelos funcionários.
O veículo se desculpou com os leitores e com os anunciantes e disponibilizou a edição impressa na íntegra, para ser visualizada ou baixada através do site. Por fim, o jornal lamentou os prejuízos e disse apostar que sua credibilidade e as autoridades competentes iriam contribuir para uma rápida solução da questão.
Nesta quarta-feira, 13, a edição impressa do La Nación voltou a circular normalmente.