YouTube investe em novelas, shows e futebol
Plataforma aposta em conteúdo, evolução de programas de grade e em social commerce

Quatro territórios são a aposta do YouTube para 2026: entretenimento, futebol, música e bem-estar (Crédito: Juan-Alejandro-Bernal-shutter)
O YouTube acaba de realizar o Brandcast, evento anual em que apresenta alguns de seus projetos comerciais para o próximo ano.
A diretora do YouTube América Latina, Patrícia Muratori, e a head de conteúdo e creative solucion do Google, Alessandra Gambuzzi, apresentaram panorama da evolução da plataforma e os principais territórios que serão fontes de exploração para criadores e marcas.
Patrícia explica que o YouTube funciona com base em um tripé que trabalha para atender quem cria, quem consome e quem investe para gerar resultados de longo prazo.
“Os empreendedores criativos estão ressignificando o entretenimento. Temos os criadores virando marcas, marcas virando influenciadores e a mídia tradicional fazendo estratégias para o digital”, afirma.
Por esse motivo, a plataforma decidiu investir na variação de formatos, que vão desde vídeos curtos até conteúdo mais longo e denso.
Dessa forma, a ideia é que esse conteúdo seja visto em celulares, tablets, computadores e, principalmente, em TVs conectadas (CTV).
De fato, essas estratégias se refletem em números.
Segundo dados da Kantar Ibope Media, a TV ultrapassou o celular como o principal dispositivo para o YouTube no Brasil.
Assim, o estudo Cross Platform View revela que a participação de audiência do YouTube em CTV para maiores de 18 anos saltou de 41% para 53% em três anos.
Ainda, pesquisa interna apontou que YouTube alcançou mais de 80 milhões de pessoas com 18 anos ou mais na CTV no Brasil, em abril deste ano.
“Tem uma mudança forte no comportamento do consumidor, temos um mercado latente e muito investimento para evoluir na experiência”, afirma Patrícia.
Investimento em territórios
Para se consolidar como plataforma de streaming no País e continuar a crescer, o YouTube preparou quatro territórios específicos pelos quais deve oferecer oportunidades para as marcas.
Música, entretenimento, esportes e bem-estar são as áreas que ditarão os principais projetos para 2026.
A programação será feita em forma de vídeo longo, com foco em alta performance, principalmente, para CTV.
Segundo Alessandra, esses territórios tiveram desenvolvimento em conjunto com criadores.
“Queremos que o mercado entenda que os criadores precisam estar no centro da criação e como trazer a economia como ponto de partida das conversas de franquias que são tão clássicas”, diz.
Entretenimento
Por isso, uma das primeiras novidades será a criação do Noverama, canal em parceria com o Sofá Digital, cujp foco será a exibição de novelas.
Para o YouTube, o gênero é patrimônio cultural nacional.
Esse projeto terá apenas uma cota comercial, que será inserida na programação.
Ademais, o gênero é relevante para os espectadores.
O Relatório Novelas no Brasil, da Opinion Box, feito com mil pessoas entre abril e maio de 2025, revelou que 30% dos respondentes assistem novelas todos os dias, enquanto 21% de 4 a 6 vezes por semana e 35% de 1 a 3 vezes por semana.
Dessa forma, apesar de a TV aberta ser o principal meio de consumo desse tipo de produto (81%), o streaming é o segundo canal favorito (43%) para o público que gosta de ver novela em horário alternativo.
“O YouTube é sobre paixões, traremos novelas para explorar. Vamos lançar o canal no ano que vem”, diz a head.
Ainda, o portal de vídeos terá, ano que vem, a segunda temporada do MasterChef Creators.
Por fim, em parceria com a Endemol Shine, o programa terá quatro episódios.
O comando é da dupla Fih e Edu, do canal Diva Depressão, com o trio de jurados Henrique Fogaça, Helena Rizzo e Erick Jacquin.
Assim, com lançamento previsto para o primeiro semestre, o reality contará com três cotas comerciais.
Futebol
No futebol, em parceria com a CazéTV, o YouTube seguirá com a transmissão do Campeonato Brasileiro e do Campeonato Paulista.
Para a competição nacional, será exibido um jogo por rodada, somando 38 partidas ao longo do ano.
Já para o estadual, com o novo calendário da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), serão 16 partidas, com rodadas que podem ter mais de um jogo .
De fato, os dois torneios têm Casas Bahia, Claro, Fiat e PagBank como patrocinadores já confirmados.
Além disso, a plataforma, com o canal de Casimiro Miguel, será o único player a exibir os 104 jogos da Copa do Mundo Fifa de 2026, de forma gratuita.
Esse projeto contará com dez cotas e todas foram comercializadas. Nesse caso, o Itaú Unibanco foi o primeiro patrocinador confirmado na transmissão da competição.
Música brasileira
O Tiny Desk Brasil, cujo primeiro episódio foi ao ar na última terça-feira, 7, será o investimento da plataforma.
Dessa forma, em produção com a Anonymous Content Brasil, novas temporadas devem entrar no ar ainda no final deste ano, com dois episódios, e em 2026.
O primeiro episódio, com o cantor João Gomes, teve patrocínio de Heineken e Volkswagen, e os demais ainda podem ser comercializados.
Saúde e bem-estar
Para esse segmento, a aposta do YouTube será em três frentes de conteúdo.
O primeiro, de fato, é especializado, com os médicos Luciana Haddad e Dráuzio Varella.
O segundo é com esquetes de humor, com o Porta dos Fundos.
Por fim, há o patrocínio à primeira edição do Ted Health, prevista para junho de 2026. Nesse caso, serão três cotas comerciais.
Varejo
Ainda com foco no consumo em CTV, o YouTube apresenta a Shoppable CTV, ferramenta que tem como objetivo tornar o caminho de compra na plataforma mais interativo e fluido.
Além disso, a plataforma apresenta nova forma de monetização por meio do Programa de Afiliados do YouTube Shopping.
Portanto, a partir de 4 de novembro, os criadores poderão marcar produtos em seus Shorts. As primeiras marcas parceiras são Mercado Livre e Shopee.
“Não é um produto, é uma estratégia. O Brasil vai ser o primeiro país na América Latina a ter esse programa”, afirma Patrícia.
A executiva diz, dessa forma, que a IA também vai ser fundamental para esse momento.
Ainda, a ferramenta terá a capacidade de entender qual é o de maior audiência em um vídeo para que a marca possa inserir seu conteúdo.
“O poder de quebrar barreiras com a dublagem automática dos criadores, com sincronização labial para ter algo mais orgânico, conseguimos ser mais efetivos e mais específicos”, complementa.