Mídia

Latinos são os que mais passam tempo nas redes sociais, diz pesquisa

Estudo The Global Media Intelligence Report indica ainda que essa população é a que mais consome mídia online e música via streaming

i 1 de dezembro de 2023 - 14h52

Os usuários de internet latinos são os que mais passam tempo nas redes sociais e aplicativos de mensagem, em laptops, PCs, tablets e celulares, segundo a 13ª edição da pesquisa The Global Media Intelligence Report, do eMarketer/ Insider Intelligence, que detalha o uso de mídia e dispositivos de acesso em 47 mercados no mundo todo.

latinos pesquisa

Latinos são os que mais gastam tempo nas redes sociais e aplicativos de mensagem, em laptops, PCs, tablets e celulares (Crédito: Rawpixel.com/Adobe Stock)

Além disso, essa população é a que mais consome mídia online e música via streaming. Os latinos também estão em segundo lugar no consumo de TV aberta, atrás apenas da população da América do Norte, e em tempo gasto com podcasts, em primeiro estão África e Oriente Médio.

Mesmo nas atividades nas quais não é líder, a América Latina apresenta índices mais altos que a média global, exceto no tempo gasto com mídia impressa. Os latinos gastam mais tempo diariamente no uso de dispositivos móveis (5 horas e 5 minutos), uso de PCs/ laptops/ tablets (3 horas e 52 minutos) e consumo de TV aberta (2 horas e 23 minutos), segundo a pesquisa.

Vale destacar também que, nesta rodada da pesquisa, em mais da metade dos países pesquisados o tempo gasto em dispositivos móveis superou o de uso de PCs/ laptops/ tablets.

Consumo de mídia no Brasil

Ademais, o estudo ainda mostra que os usuários de internet brasileiros são os que mais passam tempo em PCs/ laptops/ tablets, em celulares, TV online/ streaming, mídia impressa, mídia online, redes sociais/ aplicativos de mensagens, podcasts e TV aberta, na América Latina.

Na verdade, o Brasil aparece em terceiro lugar com maior consumo no hemisfério Ocidental, atrás apenas do Reino Unido e Estados Unidos, respectivamente. Os Estados Unidos é o líder global. No Brasil, 91% dos usuários de internet afirmam consumir TV aberta. Esse número foi um pouco menor do que em 2022, mas o suficiente para ficar à frente do México pelo segundo ano seguido.

Outros dados

A pesquisa ainda revela que, pela primeira vez nos Estados Unidos, o tempo gasto com dispositivos móveis (3 horas e 37 minutos) foi maior do que os minutos diários em PCs/ laptops/ tablets.

Já, no Sudeste Asiático, o tempo gasto com dispositivos móveis é maior nos celulares, com 4 horas e 29 minutos diários. Isso representa 1 hora e 34 minutos a mais do que o tempo gasto em PCs/ laptops/ tablets.

Apesar de ser um centro de novas tecnologias digitais, como smartwatches e produtos para casas inteligentes, a Europa Ocidental é retardatária no consumo de TV e no streaming de vídeo e áudio, em comparação com as demais regiões.

Metodologia

O The Global Media Intelligence Report é uma parceria entre o eMarketer/ Insider Intelligence e a Publicis Media-Starcom, em colaboração com a empresa de pesquisa de mercado GWI. A cada trimestre, a pesquisa entrevista usuários de internet com idades entre 16 e 64 anos em mais de 47 países sobre seu estilo de vida e hábitos de consumo de mídia.