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Marcas devem investir mais em marketing de influência em 2024

A Influency.me ouviu marcas, agências e influenciadores e apresenta pesquisa sobre o estado atual do segmento e tendências para 2024


28 de novembro de 2023 - 15h18

O marketing de influência é uma estratégia que vem sendo cada vez mais adotada pelos anunciantes, e que deve continuar crescendo no ano que vem. É o que indica a pesquisa Dados e insights de Influencer Marketing no Brasil para 2024, produzida pela Influency.me, empresa brasileira especializada em Marketing de Influência.

marketing de influência

(Créditos: George Milton/ Pexels)

O levantamento ouviu mais de 300 respondentes, entre influenciadores, agências, assessores e marcas. Dos anunciantes consultados, 68% pretendem aumentar investimento com marketing de influência, contra 29% que deverão mantê-lo e apenas 3% que disseram diminuir.

Anteriormente, em 2022, mais da metade (54%) disse ter investido no segmento. Entre as que não investiram, a justificativa é a preferência por outras formas de mídia, falta de budget e experiências ruins no passado. A Influency.me chama atenção para o fato de que o marketing de influência é capaz de resolver problemas que o Google Ads, por exemplo, não consegue. A companhia destaca, ainda, humanização, branding e confiança do público-alvo como sendo alguns desses fatores.

O estudo revela que há uma maior frequência de contratação de influenciadores micro e meso, aqueles que têm entre 10 mil e 500 mil seguidores. Entre os motivos, está o fato de que influenciadores maiores cobram valores mais altos. Ademais, a taxa de engajamento de perfis menores geralmente é maior.

Entre os desafios destacados pelas marcas destaca-se a busca pelo influenciador ideal, com 69%. Na sequência aparece a geração de bons resultados (48%) e a coleta de métricas (42%). Os obstáculos, segundo a empresa, estão diretamente relacionados ao não uso de um software especializado, que pode automatizar tais processos.

Das marcas que contratam influenciadores, 82% responderam que recortaram as personalidades em todos os meses em 2023, contra 59% em 2022, indicando um aumento da recorrência.

No geral, elas se preocupam com a capilaridade das ações e com a construção de campanhas com um maior número de perfis — a maior dos anunciantes (38%) trabalha com 6 a 10 perfis de influencers. 61% das companhias afirmaram procurar contratar o influenciador novamente, enquanto 32% preferem manter contratos de longo prazo.

Parcerias estratégicas no marketing de influência

Metade das marcas consultadas pela Influency.me disseram que gerenciam a estratégia de marketing de influência internamente, com profissionais compartilhados, que também executam outras funções. Ao mesmo tempo, 18% gerenciam externamente, contratando uma agência especializada.

Entre as agências, 72% das entrevistadas investiram em marketing de influência em 2022. As razões indicam awareness (42%), branding (30%), conversão – entre vendas, downloads e cliques (28%). Das agências que não investiram na estratégia ano passado, 73% não possuem uma frente específica para atrair demanda.

Para o ano seguinte, 82% das agências recomendarão que clientes aumentem investimentos, contra 18% preferem manter como está.

O lado dos influenciadores

De acordo com o levantamento, 60% dos influenciadores levam em conta a afinidade com valor de marcas para fechar parcerias. Eles citam também a liberdade para criar conteúdo (22%) e a aderência do público (18%).

Para a amostra, o Instagram é a melhor plataforma em algoritmos (53%). Ademais, 100% das marcas ativam na plataforma, a qual a pesquisa classifica como “rede coringa”. Os anunciantes também estão presentes no TikTok, com 60%. O número representa um aumento da adesão à rede social de vídeos curtos em relação a 2022. O YouTube aparece com 41% de ativações.

Em relação a monetização, o YouTube se destaca com 28%, seguido do TikTok (27%) e Instagram (24%).

Já entre os assessores, 18% atuam sozinhos no agenciamento de influencers. A maioria (82%) faz parte de uma agência. 27% dos assessores afirmam que cuidam, sozinhos, das parcerias de apenas um influenciador. Enquanto isso, mais da metade (52%) revelaram que cuidam das parcerias de 2 a 5 influenciadores.

Eles são importantes aliados no trabalho da produção de conteúdo. Enquanto 63% dos assessores afirmam que acompanham a produção para que o resultado entregue seja o melhor, 95% deles estão abertos a negociar valores e entregas para firmar uma parceria, por exemplo.

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