MasterChef amplia oferta de conteúdo no YouTube
Hoje, canal da atração na plataforma é a mais popular da franquia; Endemol e YouTube comentam estratégias para nova temporada que estreia amanhã
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Isabella Lessa
20 de agosto de 2018 - 13h17
Os amantes de MasterChef Brasil poderão conferir, além da estreia da terceira temporada do embate entre cozinheiros profissionais que estreia na Band nesta terça-feira, 21, uma série de conteúdos inéditos no YouTube.
Desde a terceira temporada do MasterChef Brasil amadores, exibida em 2016, os espectadores passam a contar com a opção de ver os episódios na íntegra pelo YouTube no dia seguinte à transmissão na Band, sempre às terças. Há dois anos a plataforma também veicula, pouco antes de o programa ir ao ar, o Dicas MasterChef, em que ex-participantes ensinam receitas.
Agora a plataforma passa a contar com mais conteúdos complementares ao reality às quintas e sextas. Em parceria com a Band Digital e o Google, a Endemol Shine Brasil, proprietária do formato, veiculará, toda quinta, o depoimento do eliminado da semana e, toda sexta, listas temáticas sobre o programa.
De acordo com Juliana Algañaraz, diretora geral da Endemol Shine Brasil, o canal da atração no YouTube foi criado em novembro de 2015, cerca de um ano após a exibição da primeira temporada. “Naquele momento, realizamos um trabalho muito minucioso de reposicionar a marca no YouTube, já que até então os conteúdos eram facilmente encontrados em canais não oficiais, que reuniam milhões de visualizações. Criamos o canal para conter estes conteúdos e criar um novo modelo de negócio para a marca. Em um primeiro momento, subimos no ar as temporadas que já haviam sido transmitidas anteriormente”, conta.Hoje, o canal do MasterChef Brasil no YouTube é o maior da franquia no mundo, com mais de 1,8 milhão de inscritos – marca que pode ser atribuída a uma estratégia de publicação/analytics e conteúdo, afirma Juliana. Outro dado que explica o sucesso do programa na plataforma é o interesse pelo tema: segundo dados divulgados pelo YouTube Insights, 68% de brasileiros com acesso à internet assistem a conteúdos de gastronomia na plataforma, sendo que 72% das visualizações ocorrem na tela do celular. Deste público, mais da metade (66%) tem idade entre 18 e 34 anos e 25% têm mais de 35 anos.
Mais do que adaptar um conteúdo, é fundamental respeitar as particularidades da plataforma que servirá de suporte desse conteúdo complementar para, assim, aumentar as chances de engajamento e atração de outros públicos, pontua Fernanda Ceravolo, diretora do YouTube no Brasil. “No caso do YouTube, a audiência quer se aproximar ainda mais dos protagonistas da ação, dos apresentadores, entender as emoções por trás das reações, das decisões, ou seja, participar da história de fato. A estratégia aplicada para o MasterChef reúne todos esses pontos, somando esforços das plataformas com um conteúdo rico ao centro de tudo”, comenta.
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