NYTimes reduz acesso a conteúdo gratuito
Perto de chegar aos 500 mil assinantes digitais, jornal restringirá artigos gratuitos de 20 por mês para 10
Perto de chegar aos 500 mil assinantes digitais, jornal restringirá artigos gratuitos de 20 por mês para 10
Meio & Mensagem
21 de abril de 2012 - 8h28
O jornal The New York Times, que implantou um novo modelo de cobrança, o paywall (muro de pagamento), e conseguiu, com isso, atrair 454 mil assinantes digitais, mudará um dos conceitos desse modelo: a partir de abril, o número de artigos que o veículo oferece gratuitamente para qualquer usuário passa de 20 para 10 ao mês. É uma tentativa de converter os leitores digitais casuais em assinantes pagos.
Com a adoção do paywall, há um ano, o New York Times é uma das publicações mais bem-sucedidas na cobrança de conteúdo na internet. Na comparação, o jornal The Wall Street Journal, que começou a cobrar pelo conteúdo em 1996, tem 1,3 milhão de assinantes.
“O ano passado foi transformador para o Times, a partir do momento em que começamos a cobrar pelo acesso digital ao nosso conteúdo. Nosso compromisso com todos os assinantes, tanto de impresso quanto digital, é continuar a investir e evoluir nosso jornalismo”, afirma o presidente do New York Times, Arthur Sulzberger. Para atrair os eventuais assinantes que terão menos conteúdo gratuito, o jornal oferece quatro semanas de acesso por US$ 0,99.
Embora tenha tomado a decisão de reduzir o acesso a matérias gratuitas, o jornal continuará a permitir que os acessos via links externos, resultados de pesquisa ou compartilhamento por redes sociais, consigam ler os artigos, mesmo que tenham atingido o limite dos 10 mensais. A visita a sites pagos por meio do Google é comum para usuários não assinantes. O NYTimes promete manter essa porta aberta, com até cinco visitas livres por dia, além do limite dos dez artigos mensais.
Os assinantes do impresso podem vincular as contas e ter acesso livre ao digital. E apenas os assinantes digitais têm três planos disponíveis: US$ 3,95/semana para acesso ao site e smartphone; US$ 5/semana para acesso ao site e tablet; e US$ 8,75/semana para todas as plataformas digitais. Para o impresso, o valor da assinatura é de US$ 12,10/semana (a primeira semana tem um desconto de 50%).
Até o final do ano passado, a empresa tinha 406 mil assinantes pagos digitais. A receita de circulação do quarto trimestre cresceu 8% por conta da expansão da base digital paga. Contudo, essa receita não foi suficiente para compensar a queda do faturamento publicitário, que caiu 7,1% no trimestre, por conta de reduções de anúncios no veículo impresso e no site about.com. A receita digital do grupo, que inclui The Times, Boston Globe e outros jornais regionais, subiu 5,3%. Até fevereiro deste ano, o portal registrava 30,7 milhões de visitantes únicos.
(*) Por Michael Learmonth, do Advertising Age.
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