O legado do Vine para o mercado

Buscar
Publicidade

Mídia

O legado do Vine para o mercado

Aplicativo que está sendo descontinuado pelo Twitter ajudou a dar espaço a projetos culturais


10 de novembro de 2016 - 10h40

vine-40-milhoes

O Vine, aplicativo de curta-metragens do Twitter, que está em processo de descontinuação, deixa um legado para o mercado de mídia. A possibilidade de dar espaço aos criadores independentes fez da ferramenta uma alternativa e uma forma de descobrimento de novos talentos.

De acordo com Luiz Guilherme Moura, creative manager do youPix, o Vine, principalmente nos Estados Unidos, foi “importante como um espaço seguro para vozes de culturas que não costumam ter representatividade em outras redes, e encontravam na ferramenta um lugar livre de ódio, comentários ofensivos e falta de reconhecimento. ”

Em termos de um substituto para o Vine, Moura afirma que o Instagram já teve um papel determinante. “A partir do momento em que o Instagram introduziu a ferramenta de vídeo, o Vine começou a cair.”

O Vine foi comprado pelo Twitter ao final de 2012 e lançada em janeiro de 2013. O aplicativo, no entanto, nunca foi o pilar principal do Twitter. O lançamento de vídeos no Instagram em 2013 dificultou ainda mais o crescimento da ferramenta. O fim do Vine acontece em um momento em que o Twitter tenta fortalecer seu produto principal, com dificuldades para angariar usuários e aumentar sua receita. Em comunicado, a empresa afirmou que vai manter o conteúdo produzido na plataforma.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Netflix estreia teaser de série que homenageia Ayrton Senna

    Netflix estreia teaser de série que homenageia Ayrton Senna

    Trailer revela primeiras cenas da produção e traz momentos históricos do piloto com a vitória no GP de Interlagos em 1991

  • Familhão: Luciano Huck explica sobre sua nova empreitada

    Familhão: Luciano Huck explica sobre sua nova empreitada

    Em entrevista, apresentador do Domingão fala a respeito do projeto da plataforma de fidelidade, da qual é sócio e um dos idealizadores