O que já está gerando conversa neste Carnaval
Mapeamento da Scup aponta as marcas, artistas e músicas mais mencionadas no Twitter e Instagram
O que já está gerando conversa neste Carnaval
BuscarO que já está gerando conversa neste Carnaval
BuscarMapeamento da Scup aponta as marcas, artistas e músicas mais mencionadas no Twitter e Instagram
Thaís Monteiro
8 de fevereiro de 2018 - 6h00
Um dos eventos nacionais mais importantes em termos de festa, consumo e movimentação nas ruas, o Carnaval abre inúmeras oportunidades para marcas que desejam fazer parte da folia. É possível patrocinar blocos de rua, escolas de samba, vender produtos exclusivos para a data e sediar festas, por exemplo, ou ir além e aproveitar o engajamento do evento nas redes sociais para fazer ativações no digital.
Segundo um levantamento da plataforma Scup Social, feito entre 1º e 19 de janeiro, foram coletadas dois milhões de menções à data somente no Twitter e no Instagram. Nesse caso, a rede mais utilizada foi o Twitter, onde ocorreram 38 vezes mais menções do que no Instagram. A empresa mapeou as bebidas e marcas de bebidas mais citadas, as atrações mais esperadas e, a pedido do Meio & Mensagem, o artista e hit do Carnaval 2018.
Cerca de 24 mil das menções estudadas pela Scup foram sobre como celebrar o Carnaval. A maioria dos usuários, 60% deles, disse que participará dos trios elétricos. O segundo espaço mais citado foram as escolas de samba e a transmissão ao vivo dos desfiles nos sambódromos ganharam o terceiro lugar nas menções. A empresa espera que esse último dado cresça à medida que as datas se aproximam. Os blocos de rua paulistanos estão gerando mais destaque em comparação com os cariocas, com 55,9% das citações. No entanto, as escolas de samba do Rio de Janeiro têm o triplo de menções. No total, foram 150 mil posts sobre escolas de samba. A favorita de São Paulo é a Vai-Vai, citada 9.652 vezes, e a do Rio é a Mangueira, citada 30.012 vezes.
“O principal aprendizado para as marcas é a capacidade de entender o público de uma forma aberta, livre de estereótipos, a fim de captar os seus verdadeiros interesses”, diz Marina dos Anjos
Um dos resultados que surpreenderam a gerente de marketing da Scup, Marina dos Anjos, foi a bebida mais mencionada nas redes sociais: água, seguida por caipirinha, cerveja, catuaba e vodca. “Achávamos que o termo ‘cerveja’ seria destaque absoluto de menções, até por conta da atuação agressiva das marcas. Isso mostra uma leitura bastante interessante do público jovem do Twitter e Instagram”, conta Marina. A Skol, por exemplo, anunciou recentemente que irá patrocinar 300 festas, trios elétricos e blocos em mais de 30 cidades pelo País. Já as marcas mais citadas pelos internautas foram: Catuaba, Skol Beats, Skol, Brahma e Devassa. “O principal aprendizado para as marcas é a capacidade de entender o público de uma forma aberta, livre de estereótipos, a fim de captar os seus verdadeiros interesses”, diz a executiva.
Destaques da música no ano passado, Anitta e Pabllo Vittar — esse último que ganhou atenção no Carnaval 2017 com o single Todo Dia —, não deixaram de ocupar posições altas no ranking dos artistas mais comentados. Metade das menções foram destinadas a comentários sobre a Anitta, que ocupa a primeira posição. Depois dela estão o cantor norte-americano Pitbull e Claudia Leitte, que abrirão o Carnaval de Salvador juntos, Pabllo Vittar, Ivete Sangalo, Wesley Safadão e Jojo Toddynho.
Jojo Toddynho ganhou essa evidência por conta do seu lançamento mais recente, a música Que Tiro Foi Esse, que teve 45 mil menções como o hit do Carnaval 2018. As apostas anteriores à Que Tiro Foi Esse eram Vai Malandra, de Anitta, e Vai Faz a Fila, de MC Denny.
Anitta também entrou para a lista das hashtags mais utilizadas no Twitter e Instagram, mesmo que em último lugar. Também no Top 10 estão: #carnaval, #carnaval2018, #samba, #eusoudeniteroi, #folia, #makeup, #passistas, #sambanope e #passistashow. Todas as hashtags estão relacionadas a assuntos positivos, mas a Scup mapeou também as palavras mais usadas em tom negativo nas redes, como Rio (28%), tiro (21%), gritar (20%), danço (15%) e corro (15%). Segundo a empresa, a maioria delas se refere à violência no Rio de Janeiro, mesmo que a capital fluminense ainda seja um dos destinos mais cotados. A música Que Tiro Foi Esse também foi usada para criticar a conjuntura atual da cidade. Os termos positivos foram: Salvador (30%), versão (21%), trio (18%), Anitta (18%) e bloco (13%).
A Scup Social também analisou os melhores períodos para as marcas interagirem com os internautas sobre o evento. Segundo o levantamento, o melhor dia da semana é terça-feira, seguido por quarta e segunda. O melhor horário é na faixa das 22h às 23h. A Scup não recomenda ativar o público nas redes sociais durante o fim de semana, pois as menções sobre o assunto caem cerca de 50% em relação à terça-feira.“Acreditamos que a pesquisa revela dados muito interessantes e pertinentes sobre o comportamento e reação das pessoas no Instagram e Twitter. Informações como melhores dias e horários podem nortear a veiculação de campanhas, posts e até mesmo estratégias de posicionamento de marcas que trabalham com produtos relacionados ao período do Carnaval”, declara Marina dos Anjos.
Compartilhe
Veja também
Globo amplia atuação no marketing de influência com Serginho Groisman
Após Tadeu Schmidt, Eliana e Maria Beltrão, Serginho Groisman é mais um apresentador da casa a ter seus contratos comerciais geridos pela Viu
Com Mercado Pago, Record chega a 7 cotas no Brasileirão
Banco digital integra o time de patrocinadores das transmissões na emissora, que já conta com Magalu, Grupo Heineken, Sportingbet, EstrelaBet, General Motors e Burger King