O universo dos creators de tecnologia do Brasil
Relatório da Interfaces e Novelo revela que a taxa de engajamento dos principais canais de tecnologia no Brasil foi maior durante o primeiro semestre de 2020 do que o segundo semestre de 2019

Relatório monitorou os 100 principais canais e influenciadores de tecnologia do Brasil (crédito: divulgação)
Com a internet e a evolução tecnológica, passaram a existir cada vez mais criadores de conteúdo sobre os mais diversos assuntos: moda, beleza, comportamento, tecnologia, saúde, etc. Com isso, a Interfaces, plataforma de comunicação, e a Novelo, empresa de análise de dados, lançaram o relatório “Techtubers” sobre o mercado brasileiro de criadores de conteúdo em tecnologia.

Houses de influenciadores: como funcionam?
Apesar do número menor de visualizações no vídeos desses canais de tecnologia, o número de curtidas nos vídeos monitorados se mantiveram altos, o que significa que a taxa de engajamento foi maior que a de 2019, em consideração ao percentual de views. “Na nossa visão, é melhor ter uma comunidade menor engajada do que uma multidão que vem ver apenas o anúncio de novos produtos e não consome ou interage”, comenta Guilherme Felitti, fundador da Novelo.

(crédito: reprodução / Interfaces e Novelo)
Canais como Gesiel Taveira, Teteu Tutors, Jersu e outros de nicho, como Sangue, Suor e Foto, Sim Sou Silva e Louco por Smartphones cresceram no período. Segundo o relatório, nichos com grande engajamento significam pontos fora da curva e dos grandes nomes conhecidos do público e das agências de comunicação.
Além disso, o levantamento, após analisar a audiência ao longo do tempo, dividiu os influenciadores de tecnologia em quatro personas, que criam uma visão geral do youtuber de tecnologia no Brasil. São elas: horário quase nobre (11 canais com mais de 1 milhão de inscritos), quase lá (15 canais entre 500 mil e 1 milhão de inscritos), sessão da tarde (37 canais entre 100 mil e 500 mil inscritos) e micro (33 canais abaixo de 100 mil inscritos).
**Crédito da imagem no topo: piranka/iStock