Paywall é adotado por 41% dos jornais dos EUA
Em dezembro, 75 publicações do MediaNews Group restringirão acesso a não-assinantes
Paywall é adotado por 41% dos jornais dos EUA
BuscarPaywall é adotado por 41% dos jornais dos EUA
BuscarEm dezembro, 75 publicações do MediaNews Group restringirão acesso a não-assinantes
Meio & Mensagem
20 de novembro de 2013 - 12h57
A partir de 2 de dezembro, quase todos os 75 jornais diários do grupo americano MediaNews irão aderir ao paywall. A mudança foi anunciada por John Paton, CEO do Digital First Media (DFM) que supervisiona a operação do grupo, em seu blog na segunda-feira 18.
O novo modelo irá permitir que assinantes tenham acesso a conteúdo digital ilimitado, enquanto não-assinantes ficam restritos a certa quantidade de artigos. Digital First Media gerencia publicações como The Oakland Press, The Macomb Daily e Royal Oak Daily Tribune.
Na visão do analista da Outsell e escritor Ken Doctor, a adoção do paywall pela DFM eleva para 41% o número de jornais americanos com acesso digital restrito. “Um número impressionante. Paywalls são parte essencial do novo modelo de notícia”, afirma.
O profissional relembra que a adesão do The New York Times ao sistema, que já havia sido aperfeiçoado pelo Financial Times, deu início ao processo de mudança. Atualmente 56% da receita do Times vem do leitor. Antes do modelo e da crise econômica, os anunciantes geravam 80% dos rendimentos, em média, aos jornais. Assinaturas não passavam de 30%.
Nos Estados Unidos, a renda de circulação cresceu 5% em 2012, motivo pelo qual os jornais mundo afora também começaram a adotar o modelo. No Brasil, grandes veículos como Folha de S.Paulo, Zero Hora, O Globo e Gazeta do Povo já adotaram o sistema.
Compartilhe
Veja também
Globo amplia atuação no marketing de influência com Serginho Groisman
Após Tadeu Schmidt, Eliana e Maria Beltrão, Serginho Groisman é mais um apresentador da casa a ter seus contratos comerciais geridos pela Viu
Com Mercado Pago, Record chega a 7 cotas no Brasileirão
Banco digital integra o time de patrocinadores das transmissões na emissora, que já conta com Magalu, Grupo Heineken, Sportingbet, EstrelaBet, General Motors e Burger King