Mídia
Pesquisa traça relação entre torcedor e mídia
Estudo da Rádio Globo e da Box1824 também revela como os diferentes perfis de torcedores se relacionam com as marcas que patrocinam futebol
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Meio & Mensagem
30 de setembro de 2013 - 1h54
A Rádio Globo e a agência de pesquisa Box1824 apresentam ao mercado um amplo estudo sobre o perfil do torcedor de futebol brasileiro e seu relacionamento com a mídia e com anunciantes. Entre os resultados mais reveladores, estão a diversificação de público, principalmente entre mulheres, que já são 43% dos frequentadores de estádios, e a alta penetração de TV paga, assistida por 83% dos torcedores, o segundo veículo mais preferido.
TV aberta ainda é o principal canal para acompanhar os jogos, segundo 96% dos torcedores, seguido por rádio, com 55%. Internet tem 53% da audiência e mobile, 4% – 39% vão ao estádio pelo menos uma vez ao mês, e destes, 50% acompanham a partida também pelo rádio.
Sobre as marcas atreladas ao futebol, 64% dos respondentes afirmam se lembrar das empresas que patrocinam seu time. Cerca de 20% dizem preferir adquirir marcas e serviços relacionados ao seu time, 8% não dão preferência a empresas veiculadas a equipes adversárias e 3% se recusam a comprar produtos que patrocinem outros times.
Entre os frequentadores de estádios, 73% dizem ter prestado atenção nas marcas das tabuletas no gramado; enquanto 56% são impactados pelas distribuições de brindes e 53% pelas marcas expostas nas camisetas dos jogadores. Entre a audiência eletrônica, 79% se recordam das empresas que patrocinam as transmissões.
A pesquisa também traçou quatro diferentes perfis de torcedores e sua relação com mídia. O “cientista” compõe 26% dos torcedores e se diferencia por gostar de futebol em si, ainda mais que seu time de coração. Analítico, é o perfil que mais acompanha noticiário sobre futebol, em meios complementares. O “religioso” é o apaixonado pelo seu time e compõe 27% dos torcedores. Ele consome conteúdo sobre o time à medida que o dia da partida vai se aproximando e prefere assistir pela TV, junto de familiares, e acompanha mesas-redondas depois dos jogos. O “tribal” é o perfil que mais vai a estádios e compõe 17% dos torcedores. Também são os que mais se conectam com as marcas de seu time – 31% preferem produtos dessas empresas na hora da compra. Por fim, há o “festeiro”: 26% dos torcedores, eles gostam de ver jogos em bares (65%) ou na casa de amigos (79%). Como pensam no futebol como um evento social, são os mais dispersivos quanto à influência da mídia.
O estudo foi conduzido em duas fases, uma qualitativa desenvolvida pela Box1824 e uma quantitativa pela Qualibest. Na primeira, mais de 300 entrevistas foram realizadas em 60 diferentes cenários, no Rio de Janeiro e em São Paulo. Na segunda, foram 900 questionários online, também com torcedores de ambas as cidades.
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