Por que as marcas precisam de um diretor de entretenimento?
Eles se concentram em relacionamentos, estratégia e receita enquanto gerenciam parcerias em todo o mercado de entretenimento
Por que as marcas precisam de um diretor de entretenimento?
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BuscarEles se concentram em relacionamentos, estratégia e receita enquanto gerenciam parcerias em todo o mercado de entretenimento
Por Jesse Kirshbaum, CEO da Nue para o AdAge*
É 2021 e o mundo que conhecemos não existe mais. É mais difícil do que nunca atravessar o ruído de um panorama digital movimentado. Então, quando os eventos voltarem, eles serão mais importantes do que nunca.
Em 2020, as parcerias aumentaram e foram um grande sucesso. Em 2021, essas colaborações entre o mercado de entretenimento, marcas e plataformas de tecnologia continuarão a se acelerar.
Como sua marca e plataforma podem aproveitar essa tendência crescente? Como você pode aproveitar a oportunidade de utilizar música para aumentar a relevância de sua marca? Como você pode fazer conexões significativas com os consumidores, aproveitando o mundo elusivo e confuso do marketing cultural? Como você se alinha corretamente com um artista e captura sua base de fãs?
Resumindo, “como a sua marca soa?”
Há muitas maneiras de responder a isso, mas minha recomendação é contratar um diretor de entretenimento.
Este membro da equipe altamente especializado é uma virada de jogo que toda empresa e plataforma precisa agora. Eles se concentram em relacionamentos, estratégia e receita enquanto gerenciam parcerias em todo o mercado de entretenimento. Eles conhecem as nuances de maximizar e integrar esses parceiros atípicos no plano geral de marketing e na estratégia de marca de sua empresa.
Mesmo que se trate de criação de conteúdo, eventos, licenciamento, marketing de influência ou capitalização de momentos culturais importantes, é importante ter alguém dentro de casa para desenvolver seu negócio de maneiras novas e empolgantes.
Marcas, entretenimento e o mundo da tecnologia estão agora intimamente interligados. Existem tantos players para acompanhar: criadores, artistas, gerentes, agências, gravadoras, plataformas, DSPs, empresas de mídia e assim por diante. Claro, existem negócios abrangentes e em grande escala que você pode fazer e, em muitos casos, esses são importantes. Mas o verdadeiro ROI virá de apostas medidas de uma forma diversificada em várias áreas de entretenimento. É assim que você constrói uma marca diferenciada e cria um relacionamento mais profundo e significativo com seu consumidor.
A urgência dessa necessidade pode variar de setor para setor, mas chegamos ao ponto em que todas as empresas podem se beneficiar de um diretor de entretenimento.
Empresa em estágio inicial quer se destacar? Você precisa crescer por meio de parcerias e entender onde sua marca deve ser ativada na cultura. Empresa em estágio avançado quer se manter relevante? Existem grandes oportunidades para criar colaborações significativas que irão animar sua marca.
Sim, a mídia social é mensurável e eficaz, mas também é lotada e pouco inspiradora. As empresas ainda estão ganhando com Blandivity e Facebook Ads, mas isso está acabando rapidamente. Há uma necessidade desesperada de melhores conteúdos e maneiras de alavancar o talento “na velocidade da cultura”.
Rappi investe em vertical de entretenimento
Uma nova tendência
Muitas empresas não consideraram um diretor de entretenimento porque é uma nova tendência. Ele se difere do CMO por se concentrar exclusivamente em navegar no cenário do entretenimento. Empresas como Splice e Peloton estão explodindo por causa dos diretores musicais que os ajudam a navegar no complicado mundo da música e da cultura.
Essas contratações devem ter um escopo ainda maior, supervisionando tudo, desde o clima atual (diário) em entretenimento, marketing musical, e-sports, streaming e áudio, influenciadores (vídeo de formato curto), plataformas de tecnologia e o próprio mundo dos esportes (lida com atletas, equipes e plataformas).
Essa pessoa deve ser capaz de fazer parcerias de entretenimento que utilizem gosto mais dados para identificar sinergias e criar parcerias estratégicas que maximizem a experiência do produto para artistas, marcas e consumidores.
Também é uma oportunidade de alavancar a adoção inicial de tecnologia para expandir sua marca. Essa é uma maneira infalível de sua marca se destacar de maneira positiva, não importa o estágio da empresa ou do público-alvo com o qual você está falando.
A função do diretor de entretenimento também consiste em:
Criação de conteúdo
Criação de PI que gera um nível de impacto cultural muito além do ROI normal. Isso também incluirá licenciamento de música.
Aquisição de talentos
Aproveitando o pulso da cultura e avaliando os objetivos principais de sua marca para determinar quais artistas são mais adequados para sua campanha, envolvendo formalmente todos os principais interessados e gerindo-os por meio de uma execução bem-sucedida.
Ativações de música
Parcerias ou ativações personalizadas destinadas a mergulhar profunda e autenticamente sua marca em momentos-chave da cultura.
Tendências e insights
Fornecendo uma lente única de conhecimento ao lado de um algoritmo proprietário, as marcas podem entender e melhorar sua relevância no panorama cultural e DSPs.
O papel do diretor de entretenimento não é mais um luxo, é uma necessidade. Gerentes de marca experientes causarão um impacto na cultura e capitalizarão tanto nos negócios independentes quanto nas grandes gravadoras.
*Tradução: Amanda Schnaider
**Crédito da imagem no topo: hh5800/iStock
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