Programa de Jimmy Kimmel volta ao ar após suspensão
Disney anuncia que atração volta ao ar nesta terça-feira, 23; late show estava suspenso após comentários do apresentador sobre a morte de Charlie Kirk

Apresentador Jimmy Kimmel voltará ao ar com seu programa na ABC nesta terça-feira, 23 (Crédito: Getty Images)
Do Ad Age e Bloomberg
A Walt Disney Co. anunciou que o Jimmy Kimmel Live! retornará ao ar nesta terça-feira, 23, pondo fim a uma suspensão imposta após os comentários polêmicos de seu apresentador do programa noturno da ABC, dos Estados Unidos, sobre o assassinato do ativista republicano Charlie Kirk.
“Passamos os últimos dias tendo conversas ponderadas com Jimmy e, após essas conversas, chegamos à decisão de retornar com o programa na terça-feira”, disse a Disney em um comunicado.
O comunicado não deu indicação se Kimmel abordaria a controvérsia em seu retorno.
A emissora suspendeu o programa no último dia 17, dois dias depois que Kimmel, de 57 anos, disse que os conservadores estavam tentando ganhar pontos políticos com a morte.
“Na última quarta-feira, tomamos a decisão de suspender a produção do programa para evitar inflamar ainda mais uma situação tensa em um momento emocional para o nosso país”, disse a Disney. “É uma decisão que tomamos porque sentimos que alguns dos comentários foram inoportunos e, portanto, insensíveis.”
Kimmel e a emissora estavam trabalhando para encontrar um caminho para o retorno do programa. A Disney estava sob pressão de Brendan Carr, o presidente republicano da Federal Communications Commission, que havia ameaçado as licenças de transmissão da empresa. Dois grandes proprietários de estações da ABC, a Nexstar Media Group Inc. e a Sinclair Inc., haviam cancelado a transmissão do programa.
As observações de Kimmel sobre o assassinato de Kirk, ocorrido no último dia 10, geraram uma reação negativa de conservadores liderados pelo presidente Donald Trump e por Carr.
“Nós atingimos alguns novos níveis baixos no fim de semana com a gangue MAGA tentando caracterizar este garoto que matou Charlie Kirk como algo diferente de um deles e fazendo tudo o que podem para ganhar pontos políticos com isso”, disse Kimmel em seu monólogo, feito no último dia 15.
O contrato de Kimmel com a Disney deve expirar em maio de 2026. Ex-apresentador de rádio, ele comanda o “Jimmy Kimmel Live!” desde 2003.
Além de seu programa principal, ele tem outros trabalhos com a Disney, que incluem ser mestre de cerimônias do Oscars, aparecer regularmente na apresentação anual da empresa para anunciantes e apresentar o reinício do Who Wants to Be a Millionaire?.
Kimmel iniciou sua carreira como apresentador de rádio em Seattle, mais tarde mudando-se para Tampa, Tucson e, eventualmente, para Los Angeles. Ele é um dos apresentadores de late shows mais antigos da história da TV dos Estados Unidos. Kimmel reduziu sua carga de trabalho nos últimos anos, tirando os verões de folga do programa.
“Acho que este é meu contrato final, odeio até dizer isso, porque todo mundo está rindo de mim agora – cada vez que penso nisso, e então acaba não sendo o caso”, Kimmel disse ao Los Angeles Times em 2024. “Ainda tenho um pouco mais de dois anos restantes no meu contrato, e isso parece muito bom, parece o suficiente.”