Assinar

Rede Gazeta-ES mira em conteúdo digital e personalizado

Buscar

Rede Gazeta-ES mira em conteúdo digital e personalizado

Buscar
Publicidade
Mídia

Rede Gazeta-ES mira em conteúdo digital e personalizado

Empresa investe em sala de performance para orientar criação de conteúdo online, em podcasts e newsletters, enquanto edição diária dá lugar a semanal impresso


1 de agosto de 2019 - 17h19

A Rede Gazeta, um dos grupos de comunicação mais tradicionais do Espírito Santo, anunciou uma série de mudanças. Com o objetivo de renovar seu formato de entrega de conteúdo, a marca vai focar em produtos digitais, como aplicativos, newsletters e podcasts. Além disso, a rede diminuirá a periodicidade do jornal, que passará a semanal. Já a partir desta sexta-feira, 2, deixa de publicar o diário popular Notícia Agora.

 

Redação da Gazeta em Vitória (Crédito: Ricardo Medeiros / A Gazeta/ Divulgação)

A movimentação é fruto do projeto TDigital, que, segundo a empresa, contou com a participação de consultores internacionais, viagens de estudos e parcerias em projetos com empresas como Google, Facebook e Apple. Como resultado, a redação do jornal incorporou especialistas em inteligência artificial, SEO, marketing e análise de dados em uma sala de performance que vai indicar estratégias de distribuição de conteúdo.

A equipe terá o papel de buscar assuntos que são tendência no mundo digital e informações que possam alimentar a redação. “Ao mesmo tempo, analisará em tempo real o comportamento dos nossos usuários, buscando melhorar sua experiência de uso do site e identificar potenciais novos assinantes”, afirma Café Lindenberg, diretor-geral da Rede Gazeta. O sistema possibilita, também, a distribuição customizada de conteúdo de acordo com o perfil do leitor, seus hábitos de consumo de informações e geolocalização. Outra novidade é a possibilidade de ouvir o noticiário por aplicativos de voz desenvolvidos por Apple e Google.

Segundo Café, o TDigital é levou de 18 meses de planejamento da empresa. Além da equipe multidisciplinar em constante trabalho na sede, profissionais da Gazeta realizaram viagens de estudo a publishers do Brasil e exterior, como Gazeta do Povo (que passou por processo semelhante em 2017), Metrópoles, The New York Times e El Diário, entre outros. “Foi uma construção que demandou muito investimento em tecnologia e também em aperfeiçoamento das equipes que estão conosco e que vão lidar com essa nova realidade daqui a 60 dias.”

Com os novos formatos, muda também as possibilidade de projetos junto ao mercado anunciante. “Como teremos a sala de performance nos informando em tempo real o consumo do conteúdo pelos internautas, com seus hábitos e tendências de leitura, conseguiremos atingi-lo de forma customizada com oferta tanto de conteúdo quanto de publicidade”, afirma Marcello Moraes, diretor de negócios do grupo.

No conjunto de mudanças, a Revista.ag também será reformulada e passa, a partir do primeiro fim de semana de outubro, a fazer parte do novo jornal impresso do A Gazeta, assim como os cadernos Motor e Imóveis. O comando das redações passa para Elaine Silva, que desde 2015 ocupava o cargo de editora-executiva de A Gazeta.

*Crédito da imagem do topo: Stevan Ovicigor/iStock

Publicidade

Compartilhe

Veja também