SBT reúne Google, Facebook e Twitter
Pela primeira vez juntos, líderes das companhias no Brasil falaram sobre as formas de conectar conteúdos
Pela primeira vez juntos, líderes das companhias no Brasil falaram sobre as formas de conectar conteúdos
Bárbara Sacchitiello
25 de novembro de 2016 - 12h56
“Essa é a primeira vez que sentamos, juntos, em um mesmo palco. Isso não significa que a gente não e goste. Mas acho que faltava uma oportunidade como essa, mesmo”. A frase de Fábio Coelho, presidente do Google Brasil, foi dita em em evento promovido pelo SBT, em São Paulo, na noite dessa quinta-feira, 24. Ao convidar os executivos das empresas de internet mais populares no País, a emissora demonstra reforçar o seu propósito de atuação multiplataforma, ao mesmo tempo em que convida o mercado publicitário a pensar (e investir) mais em seus negócios em diferentes canais.
O SBT reuniu os líderes nacionais de Facebook, Twitter e Google para, em conjunto, debater como é possível ampliar a fluidez entre o conteúdo da TV aberta e a web de forma mais fluida e rentável.
Com um histórico de parcerias com as principais empresas de tecnologia e internet, a emissora já tem na internet um importante pilar para seus negócios. No YouTube, vários capítulos das novelas infantis da emissora superam 1 milhão de visualizações. O aplicativo, que disponibiliza toda a programação em tempo real, já ultrapassou a marca de 11,74 milhões de downloads.
“Não gosto da expressão segunda tela porque acredito que vivemos em um período em que devemos atuar em qualquer tela. Esse foi o pensamento que pautou o SBT e que nos levou a fazer parcerias com esses players. Fomos muitos criticados por isso e muita gente chegou a dizer que estávamos dormindo com o inimigo”, relata José Roberto Maciel, CEO do SBT.
Com exemplos de cases realizados pela emissora nas redes sociais, os executivos debaterem sobre maneiras de monetizar o conteúdo e compararam os hábitos dos espectadores na TV e nas mídias digitais. “Acredito que um dos principais ganhos que as redes sociais trouxeram foi o resgate do hábito de as pessoas se juntarem para assistir televisão. Quando muita gente acompanha um programa e usa o Twitter para comentar e conversar sobre aquele conteúdo, é como se todos estivessem na mesma sala, diante da TV”, analisa Guilherme Ribenboim, vice-presidente do Twitter para a América Latina.
O presidente do Google no Brasil decretou que, independente do canal em que os veículos de comunicação atuem, é fundamental acompanhar o movimento da audiência. “Temos de estar onde as pessoas estão. E hoje elas estão na internet. É muito importante desenvolver o talento criativo para as mídias digitais e proporcionar experiências nas redes sociais. O branded content terá um papel fundamental nesse processo”, aposta Fabio Coelho.
Se atrair os anunciantes e agências para suas plataformas é fundamental, as empresas de internet começam a pensar em aprimorar as ferramentas e recursos de modo a conseguir mensurar, precisamente, a audiência que acompanha os programas pela TV e a que se engaja com os mesmos conteúdos pela web. “Estamos criando um conselho global para definir novas métricas, com a participação de anunciantes e agências. Temos que ter métricas muito claras, ainda mais depois desse episódios que enfrentamos com a revisão dos algoritmos. Para nós, do Facebook, transparência é a palavra de ordem desse momento”, prometeu Marcos Angelini, vice-presidente do Facebook para América Latina.
Apresentadores conectados
Após a conversa entre Maciel e os líderes das companhias de internet, o SBT também promoveu uma troca de experiências entre os apresentadores Celso Portiolli, Danilo Gentilli e Eliana. Bem engajados à web e acostumados a fazer conexões entre seus programas na TV com as plataformas digitais, os apresentadores falaram do impacto que a internet teve em suas carreiras. Na opinião dos três, as ações de merchandising e ações comerciais da TV podem também gerar engajamento na web se forem realizadas de maneira criativa, com integração ao conteúdo e as propostas das atrações.
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