Mídia

Streaming lidera consumo em TVs conectadas, diz pesquisa

Levantamento da Samsung Ads revela novos hábitos de consumo em Smart TVs no Brasil e no México

i 13 de agosto de 2025 - 6h00

Mesmo com o streaming em alta, TV tradicional mantém força entre latinos

Mesmo com o streaming em alta, TV tradicional mantém força entre latinos (Crédito: Stock Asso/Shutterstock)

A Samsung Ads, divisão de publicidade em Smart TVs da Samsung, divulga um mapeamento que revela os hábitos de consumo de conteúdo de brasileiros e mexicanos nas TVs conectadas da marca.

O estudo mostra que, embora o streaming lidere a audiência, o conteúdo linear tradicional continua relevante no dia a dia dos latinos.

Futebol, novelas, noticiários e música ao vivo seguem entre os formatos mais assistidos nas telas conectadas da Samsung.

Segundo a análise, Brasil e México somam mais de 33,4 milhões de Smart TVs ativas e conectadas, alcançando 129,6 milhões de consumidores potenciais.

Nessas telas, são consumidas mais de 2,7 bilhões de horas de conteúdo por mês, distribuídas entre plataformas lineares, serviços de streaming e jogos.

No Brasil, há mais de 23,1 milhões de Smart TVs Samsung ativas, com mais de 2 bilhões de horas mensais de consumo.

O streaming representa 70% do tempo total, enquanto os canais lineares detêm 30%. Ainda assim, 65% dessa base ativa assiste a conteúdo linear, com média de 10 canais por mês.

No México, o streaming tem peso ainda maior: são mais de 9,3 milhões de Smart TVs ativas e 658 milhões de horas mensais consumidas, sendo 86% em plataformas digitais, com mais da metade no formato AVOD (vídeo sob demanda com anúncios.

Mesmo assim, 54% da base mantém o hábito de acompanhar conteúdo linear, especialmente novelas, jornalismo, futebol e transmissões ao vivo.

Perfis mais ativos

Entre os usuários mais intensos, o Brasil registra, por mês, 168,65 horas de streaming, 104,91 horas de conteúdo linear e 131 acessos a jogos.

Já no México, esses heavy users chegam a 194 horas mensais de streaming, 54 horas de linear e 105 acessos a jogos.

O futebol desponta como paixão comum, influenciando a permanência no linear, a assinatura de streamings e até o consumo de games.

Regiões com maior engajamento

No Brasil, a região Norte lidera o consumo de streaming com 173,35 horas por mês por dispositivo, enquanto o Sudeste se destaca no linear com 111,87 horas mensais e em jogos 133,67 horas mensais.

O Nordeste aparece em segundo lugar em games, com 132,77 horas mensais.

No México, o Noroeste lidera tanto em streaming, com 187,88 horas por mês, quanto em jogos, com 110,36 horas por mês.

O Centro-Sul concentra o maior consumo de conteúdo linear, com 56,74 horas por mês, e o Nordeste é o segundo colocado em streaming com 178,89 horas por mês.

Os heavy users gastam mais de cinco horas diárias com streaming no Brasil e seis horas no México, navegando, em média, por cinco aplicativos diferentes ao longo do mês, incluindo o Samsung TV Plus.

A pesquisa foi realizada no Brasil e no México em julho de 2025, considerando 23,1 milhões de Smart TVs ativas no território brasileiro e 9,3 milhões no mexicano, com média de quatro pessoas por aparelho.

O cálculo das horas totais inclui TV linear (aberta e paga), streaming, aplicativos e jogos.