Mídia

Terra detalha cobertura da Olimpíada de Londres

Portal terá equipe de mais de 80 pessoas no evento e oferecerá até 36 sinais simultâneos durante os jogos

i 8 de maio de 2012 - 3h30

O portal Terra, que detém direitos de transmissão dos Jogos Olímpicos deste ano para internet e celulares em 17 países, detalhou nesta terça-feira, 8, alguns aspectos da cobertura que fará em Londres, Reino Unido, para toda a região da América Latina. Os Jogos Olímpicos acontecem daqui a 80 dias, entre 27 de julho e 12 de agosto e, durante esse período, o Terra transmitirá 4.760 horas da Olimpíada, distribuídas por até 36 sinais simultâneos. Serão patrocinadores do Projeto Olímpico do Terra o Bradesco, a Ford, P&G, Sadia e Vivo, como patrocinadores máster; Intel, com a cota “alerta medalha”; e Alpargatas, Centauro, McDonald´s e Visa, com cotas de apoio, num total de dez marcas relacionadas ao projeto.

Os jogos de Londres no Terra terão total interatividade e, numa espécie de serviço on demand, poderão escolher o que assistir por meios dos diferentes sinais. “O público poderá escolher o que assistir, não importa quantos eventos estejam acontecendo simultaneamente. E ao mesmo tempo em que assiste às competições, terá acesso a todo o tipo de informação, poderá fazer seus próprios comentários e compartilhar as emoções da disputa nas redes sociais (Facebook e Twitter). Em tempo real”, diz o CEO da empresa, Fernando Madeira.

“A cobertura pretende alcançar entre 30 milhões e 35 milhões de brasileiros. Será a maior cobertura que o Terra já fez”, afirma o diretor geral do Terra, Paulo Castro. Estima-se que 66 milhões de pessoas, na AL, acessarão a cobertura por meio de dispositivos móveis – 50 milhões por celulares, 14 milhões por smartphones e 2 milhões por tablets. O Terra tem uma audiência global de 100 milhões de pessoas e tem a perspectiva de atingir esse mesmo patamar durante a transmissão da Olimpíada. Se o fizer, será o dobro da audiência registrada na cobertura dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, realizados no ano passado.

Para atingir tal amplitude, o Terra – única empresa de internet credenciado pelo Comitê Olímpico Internacional como online broadcaster -, também será a única empresa de internet que terá estúdio próprio no International Broadcasting Centre (IBC) e estrutura para transmitir ao vivo do Crystal Palace (onde treinará uma parte da delegação brasileira) e do Sopwell House (sede da seleção masculina de futebol).

Equipe

No total, o Terra contará com uma equipe de 220 profissionais para a cobertura de Londres 2012, 84 dos quais serão enviados à cidade para cobrir as sedes olímpicas O apresentador Marcelo Tas (do CQC) é um dos destaques da grade de programação olímpica do Terra. A previsão é que Tas faça uma cobertura alternativa, ou seja, diferente dos modelos tradicionais da TV. O apresentador do CQC dividirá o comando com o cineasta Henrique Goldman (diretor de “Jean Charles”), que vive há 20 anos em Londres. A empresária Alice Ferraz falará sobre estilo e moda dos britânicos e estrangeiros durante o evento. Para completar esse time, também estarão em Londres o jornalista Bob Fernandes, editor-chefe da revista eletrônica Terra Magazine, e o especialista em inovação Silvio Meira (fundador do CESAR – Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife), que comentará a tecnologia por detrás do evento.

A cobertura do Terra abrangerá todos 17 países da América Latina nos quais o portal está presente – Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, República Dominicana, Panamá, Poro Rico, Peru, Uruguai e Venezuela. Haverá geração de conteúdo em português, espanhol e inglês e vídeos em HD. As smart TVs terão aplicativo especialmente desenvolvido para a ocasião. E os mais de 3 mil terminais digital out-of-home do portal transmitirão notícias do evento.

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