TV Brasil estreia concurso audiovisual
Emissora e Ministério da Cultura lançam editais para selecionar documentário e filme em parceria com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa
A TV Brasil e o Ministério da Cultura (MinC) lançam, no próximo dia 7 de agosto, em parceria com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), o Programa CPLP Audiovisual. O objetivo é incentivar a produção de conteúdos audiovisuais entre os países de língua portuguesa. Trabalhos do Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste serão julgados e selecionados.
O projeto se divide em várias categorias: "CTV CPLP II" prioriza ações de capacitação, coprodução e teledifusão de documentários a partir de um modelo de operação em rede, por meio do qual, e de forma simultânea, cada país participante coproduza um documentário nacional e as respectivas emissoras de televisão promovam a teledifusão da série de documentários. O "FICTV CPLP I" incentiva a produção e teledifusão de obras de ficção e o "NOSSA LÍNGUA" que fará uma seleção de quatro documentários, não inéditos, em cada um dos países integrantes da Rede CPLP, para montar uma série de 36 obras cuja temática esteja relacionada com uma visão contemporânea das realidades nacionais.
Por último, o programa traz as categorias "DOCTV II" e "FICTV I" que promovem oficinas de processo crativo, produção e planejamento, além de acompanhamento mediante plantões online.
Nova fase da TV Brasil
Desde fevereiro, o jornalista Américo Martins ocupava o cargo de diretor-geral da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). No final de junho, ele recebeu o convite para assumir a presidência da emissora. Os cinco meses de Martins na direção da empresa foram marcados por importantes mudanças e algumas novidades. Pela primeira vez, a TV Brasil incorporou modalidades de futebol em sua grade. Transmitindo a Série C da Copa do Mundo Feminina de Futebol e o Mundial Sub-20.
O executivo trouxe dois novos nomes do mercado para funções estratégicas. Asdrubal Figueiró, que saiu da RedeTV! em julho do ano passado, assumiu a programação da TV Brasil. Já Denize Bacoccina, então editora de economia da sucursal de Brasília da IstoÉ Dinheiro, assumiu a superintendência da agência de notícias e de todo o conteúdo digital da emissora.
Outro projeto importante em marcha no momento é uma central de produção de conteúdo multimídia que une o Portal EBC à Agência Brasil. Martins tem treze anos de experiência na comunicação pública britânica. Trabalhou na BBC onde foi editor-chefe e diretor da BBC Brasil e também editor executivo da BBC World Service. Em 2010, voltou ao Brasil para assumir a Superintendência de Jornalismo e Esportes da RedeTV! “A BBC é uma referência. O tipo de jornalismo que se faz lá eu acho que tem que ser nosso alvo, respeitando as características do país e da própria empresa”, disse o jornalista à época que assumiu a direção-geral. Martins defendeu que o conteúdo será sua maior preocupação.