Valor passa a monitorar gastos públicos
Plataforma Mosaico Orçamentário acompanha como os ministérios estão utilizando o dinheiro do contribuinte
Plataforma Mosaico Orçamentário acompanha como os ministérios estão utilizando o dinheiro do contribuinte
Meio & Mensagem
1 de setembro de 2015 - 8h52
O Valor lançou, nesta segunda-feira, 31, a ferramenta Mosaico Orçamentário. A plataforma disponível no site do veículo permite o acompanhamento dos gastos públicos. O projeto foi desenvolvido em parceria com a Diretoria de Análises e Políticas Públicas (Dapp), da Fundação Getúlio Vargas.
A ferramenta possibilita a visualização de quando foi executado o Orçamento, a divisão por ministério e a evolução dos gastos entre 2001 e 2014. No site, é possível exportar planilhas e desenvolver análises com o cruzamento de dados. "O jogo orçamentário é espelho do jogo político e a construção do Mosaico favorece esse entendimento", disse ao Valor Marco Aurélio Ruediger, diretor da Dapp.
O Mosaico Orçamentário vem sendo desenvolvido há um ano e meio e a parceria com a FGV começou há três meses. A ferramenta utiliza a base de dados Siga Brasil, também utilizada pelo Senado Federal. A Dapp disponibiliza ao projeto 20 pesquisadores entre economistas, sociólogos, antropólogos, filósofos, linguistas e designers. "A onda que vai carregar o Brasil e o mundo nos próximo anos é a transparência", conclui Ruediger.
Compartilhe
Veja também
Globo amplia atuação no marketing de influência com Serginho Groisman
Após Tadeu Schmidt, Eliana e Maria Beltrão, Serginho Groisman é mais um apresentador da casa a ter seus contratos comerciais geridos pela Viu
Com Mercado Pago, Record chega a 7 cotas no Brasileirão
Banco digital integra o time de patrocinadores das transmissões na emissora, que já conta com Magalu, Grupo Heineken, Sportingbet, EstrelaBet, General Motors e Burger King