Vice Media descontinua publicação e vive nova reestruturação
Vice Media Group anuncia fim da publicação Vice.com, cortes de funcionários e planeja nova estratégia de produção e distribuição de conteúdo
Vice Media descontinua publicação e vive nova reestruturação
BuscarVice Media descontinua publicação e vive nova reestruturação
BuscarVice Media Group anuncia fim da publicação Vice.com, cortes de funcionários e planeja nova estratégia de produção e distribuição de conteúdo
Meio & Mensagem
23 de fevereiro de 2024 - 15h08
Na quinta-feira, 22, em comunicado enviado aos 900 funcionários do Vice Media Group, o CEO do grupo, Bruce Dixon, anunciou a suspenção da plataforma de conteúdo Vice.com. O grupo iniciará uma série de demissões e transição para produção em estúdio.
Grupo já havia descontinuado a operação brasileira em 2020 (Crédito: Reprodução)
O grupo já enfrentava dificuldades financeiras, com dúvida de US$ 474,6 milhões, devido à queda nas receitas de publicidade. Em 2022, a empresa decretou falência. No início de 2023, a Vice Media valia US$ 1 bilhão. Em 2017, seu valor de mercado era de US$ 5,7 bilhões. Ainda em 2023, um consórcio liderado pelo Fortress Investment Group adiquiriu a empresa por US$ 350 milhões.
No pedido de falência, o editor Jason Koebler atribuiu as dívidas aos aportes de grandes grupos que levaram a expansão da estrutura da empresa. Tal estrutura teria se tornado insustentável de bancar ao longo dos anos. Além disso, os investidores cobravam resultados. Grupos como The Walt Disney Company e Fox investiram na Vice.
Embora tenha recebido o aporte, os novos donos não conseguiram reverter a situação da empresa e optaram por fazer cortes no corpo de colaboradores. A empresa também negocia a venda da publicação Refinery29, focada no público feminino.
A Fortress anunciará uma nova estratégia na próxima semana. Por ora, o CEO do Vice Media Group informou que a companhia irá firmar parcerias para distribuir conteúdo, reorganizar os recursos das operações, e invesir no formato de produção em estúdio.
Fundada em 1994 no Canadá, a Vice teve uma dezena de publicações, online, canal de TV por assinatura, agência de publicidade, estúdio, gravadora e bar em Londres.
Vice muda estratégia editorial no Brasil
A operação brasileira da Vice teve fim em 2020. A empresa demitiu funcionários da equipe editorial brasileira. O grupo justificou os cortes informando se tratava de reestruturação na estratégia global da empresa. O Vice Media Group iria apostar em conteúdo mais global. Assim, a empresa anunciou que teria um hub de conteúdo em inglês e espanhol. Por isso, não era necessário uma equipe especifica alimentando conteúdos locais, cuja produção seria reduzida. No entanto, o site brasileiro da Vice não é alimentado desde então.
Compartilhe
Veja também
PicPay estreia na Fórmula 1 com patrocínio à Sauber
Banco digital será patrocinador da Stake F1 Team Kick Sauber, equipe do brasileiro Gabriel Bortoleto
Prova do líder no BBB 25 impulsiona Rexona nas redes sociais
Dinâmica de resistência promovida na casa fez com que a marca se destacasse entre os usuáros que comentam sobre o BBB no ambiente digital