Vice Media descontinua publicação e vive nova reestruturação
Vice Media Group anuncia fim da publicação Vice.com, cortes de funcionários e planeja nova estratégia de produção e distribuição de conteúdo
Vice Media descontinua publicação e vive nova reestruturação
BuscarVice Media descontinua publicação e vive nova reestruturação
BuscarVice Media Group anuncia fim da publicação Vice.com, cortes de funcionários e planeja nova estratégia de produção e distribuição de conteúdo
Meio & Mensagem
23 de fevereiro de 2024 - 15h08
Na quinta-feira, 22, em comunicado enviado aos 900 funcionários do Vice Media Group, o CEO do grupo, Bruce Dixon, anunciou a suspenção da plataforma de conteúdo Vice.com. O grupo iniciará uma série de demissões e transição para produção em estúdio.
O grupo já enfrentava dificuldades financeiras, com dúvida de US$ 474,6 milhões, devido à queda nas receitas de publicidade. Em 2022, a empresa decretou falência. No início de 2023, a Vice Media valia US$ 1 bilhão. Em 2017, seu valor de mercado era de US$ 5,7 bilhões. Ainda em 2023, um consórcio liderado pelo Fortress Investment Group adiquiriu a empresa por US$ 350 milhões.
No pedido de falência, o editor Jason Koebler atribuiu as dívidas aos aportes de grandes grupos que levaram a expansão da estrutura da empresa. Tal estrutura teria se tornado insustentável de bancar ao longo dos anos. Além disso, os investidores cobravam resultados. Grupos como The Walt Disney Company e Fox investiram na Vice.
Embora tenha recebido o aporte, os novos donos não conseguiram reverter a situação da empresa e optaram por fazer cortes no corpo de colaboradores. A empresa também negocia a venda da publicação Refinery29, focada no público feminino.
A Fortress anunciará uma nova estratégia na próxima semana. Por ora, o CEO do Vice Media Group informou que a companhia irá firmar parcerias para distribuir conteúdo, reorganizar os recursos das operações, e invesir no formato de produção em estúdio.
Fundada em 1994 no Canadá, a Vice teve uma dezena de publicações, online, canal de TV por assinatura, agência de publicidade, estúdio, gravadora e bar em Londres.
Vice muda estratégia editorial no Brasil
A operação brasileira da Vice teve fim em 2020. A empresa demitiu funcionários da equipe editorial brasileira. O grupo justificou os cortes informando se tratava de reestruturação na estratégia global da empresa. O Vice Media Group iria apostar em conteúdo mais global. Assim, a empresa anunciou que teria um hub de conteúdo em inglês e espanhol. Por isso, não era necessário uma equipe especifica alimentando conteúdos locais, cuja produção seria reduzida. No entanto, o site brasileiro da Vice não é alimentado desde então.
Compartilhe
Veja também
Globo amplia atuação no marketing de influência com Serginho Groisman
Após Tadeu Schmidt, Eliana e Maria Beltrão, Serginho Groisman é mais um apresentador da casa a ter seus contratos comerciais geridos pela Viu
Com Mercado Pago, Record chega a 7 cotas no Brasileirão
Banco digital integra o time de patrocinadores das transmissões na emissora, que já conta com Magalu, Grupo Heineken, Sportingbet, EstrelaBet, General Motors e Burger King