EuroShop quer conquistar a Geração Z
Maior feira de varejo do mundo apresenta tendências para as lojas nos próximos anos
Maior feira de varejo do mundo apresenta tendências para as lojas nos próximos anos
Integração de tecnologias, como a realidade aumentada, é um dos destaques do evento (crédito: divulgação)
Bem-vindos à EuroShop, a mais importante feira de soluções para varejo do mundo. Realizada a cada três anos, em um dos maiores e mais estruturados pavilhões de eventos do mundo, o Messe Dusseldorf, na Alemanha, o evento ganha mais importância a cada edição.
São 18 pavilhões, mais de 120 mil metros quadrados, 2.500 expositores, mais de 100 mil visitantes de quase 100 países e um espetáculo particular de novidades. A grande vantagem em relação a outras feiras de varejo é que, por ser realizada a cada três anos, permite que as soluções e novidades apresentadas já tenham passado pelo ciclo de prototipagem, lançamento e aprendizado.
A 50ª EuroShop começou no domingo, 5, e segue até quinta-feira, 9. No primeiro dia de evento, já deu para perceber três grandes tendências.
Varejo multitarefa
A geração Z — que em 2020 será a maior parte da força de trabalho e de compra nos maiores países do mundo — pede simplicidade nos espaços. Os jovens esperam que eles sejam interligados e multitarefa: uma loja de roupa pode ter o melhor café da cidade; uma farmácia pode vender um ótimo pão; e uma loja de material de construção pode ser o melhor lugar para se fazer home office. Isso tudo pede espaços interligados e varejistas que olhem a cesta de compras e toda a jornada de consumo desse consumidor, e não somente os produtos que ele consome normalmente em sua loja.
É de assustar? Talvez não. Muitas das grandes marcas já vem mostrando que entenderam o recado dos novos consumidores. American Apparel, Knauber, Edeka, Aston Martin são apenas alguns exemplos.
Transparência
Outro tema de grande destaque desta EuroShop é a transparência. O mundo todo discute mecanismos para deixar mais transparentes as contas públicas, as formas de atuação dos governos e empresas. No Brasil, essa onda também se mostrou necessária. E, aqui na EuroShop, o tema chegou ao ponto de venda. Elementos retos, balcões de atendimento limpos, com uma tendência à volta da madeira (tanto certificada como em forma de compensados e elementos que aproveitam sobras de material), telas e elementos vazados mostram que o varejo precisa, sim, tratar funcionários e consumidores com mais cuidado.
Transparência é tendência no ponto de venda (crédito: reprodução)
Integração de tecnologia
A tendência é integrar os mais variados tipos de tecnologia, de forma a entregar um varejo mais organizado, com dados precisos e otimizar a operação. Empresas que, até então, estavam somente focadas na venda de mobiliários, agora estão fornecendo soluções de trade, capazes de mostrar quando e onde existe ruptura de produtos. Empresas de segurança investem em tecnologias que vão além, integrando benefícios de tesouraria, análises e monitoramento de dados de toda a loja.
Se a eficiência é tema discutido no mundo todo, é mais que preciso que o assunto entre na pauta dos varejistas brasileiros. Muitos investiram durante a crise, mas outros tantos ainda precisam ter ciência que, não basta vender mais, é preciso qualificar funcionário, ponto de venda e discurso.
Quem não seguir as tendências — e não há mal algum em simplesmente seguir tendências e não as lançar—, ficará para trás em um varejo que é cada vez mais rápido, eficiente, maior e preparado para as mudanças que ocorrem de geração para geração. E ficar para trás, em varejo, significa ter uma loja comum, com margens baixas, funcionários desmotivados e consumidores desinteressados.
Se empolgou? Então se prepare para as mudanças e esteja aqui na EuroShop em 2020!
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