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Opinião

Inteligência de localização é essencial para o marketing moderno

Os grandes players estão reconhecendo que só porque são dados, não significa que é ouro


3 de agosto de 2018 - 15h22

(Crédito:
Mihis Alex/Pexels)

Como consumidores, é fácil assistirmos ao rápido desenvolvimento da tecnologia em nossos carros, telefones e em toda a casa. Na publicidade e marketing, os avanços tecnológicos não são tão óbvios do lado do consumidor, mas tenha certeza de que essas áreas estão evoluindo com a mesma rapidez. A maior área para desenvolvimento: coleta e utilização de dados de localização precisos.

Durante a Local Search Association 2018 (LSA18), me ocorreu que “localização” era repetidamente o tópico chave nos painéis e apresentações. O desenvolvimento das tecnologias em funcionamento que incorporam dados de localização está em toda parte. Independentemente de a publicidade ser veiculada por meio de mídia social, sinalização digital ou dispositivos móveis, a localização desempenha um papel fundamental na entrega da melhor experiência ao consumidor.

As empresas querem ser capazes de atingir os consumidores em um momento específico, em um lugar específico, e medir o comportamento de localização do consumidor quase que em tempo real. Isso não pode ser feito sem dados de localização confiáveis.

Esse foco nos dados é amplo. Se os profissionais de marketing simplesmente quiserem dados acionáveis, eles poderão obtê-los – e eles podem ter seus melhores palpites sobre como usá-los. Isso já está ocorrendo em várias verticais.

Em contraste, os grandes players estão reconhecendo que só porque são dados, não significa que é ouro. Os dados podem ser altamente imprecisos – isso se aplica à precisão da localização, latência das informações e até mesmo a epidemia de fraude dentro do espaço de publicidade programática.

Para entender melhor os desafios de informações de localização precárias, leia mais de uma pesquisa de março de 2017 da Forrester Consulting e como eles descobriram que os dados de localização imprecisos eram a principal barreira para a execução de publicidade móvel eficaz.
https://www.emarketer.com/Article/Marketers-Face-Challenges-Working-with-Location-Data/1016195

Um tema onipresente em todas as palestras e sessões foi que o consumidor vem em primeiro lugar; o mesmo consumidor que está se tornando cada vez mais experiente em exigir valor em troca de seus dados. A coleta de dados por motivos de coleta não é mais válida. Encontrar o equilíbrio entre a aquisição de dados de um consumidor e o valor em retorno ainda está sendo explorado.

Quem desafiará os maiores participantes do mercado de compra de mídia, colocando a inteligência de localização para usar de maneira inovadora? Honestamente, isso ainda precisa ser determinado, mas será crucial para o desafiante encontrar um parceiro de dados neutro no mercado para encontrar um caminho para o sucesso.

À medida que as empresas e os empreendedores começam a planejar um futuro possibilitado pelos dados de localização, compartilho com eles as palavras finais do presidente e do diretor administrativo de uma das agências mais bem classificadas do mundo: “Tenha uma hipótese, enquadre sua oportunidade, escolha os parceiros certos e faça a tecnologia funcionar para você”.

*Crédito da foto no topo: Lorenzo Cafaro/Pexels

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