Assinar

Qual o impacto da Web3/Crypto na propaganda­­­­­­?

Buscar
Meio e Mensagem – Marketing, Mídia e Comunicação

Qual o impacto da Web3/Crypto na propaganda­­­­­­?

Buscar
Publicidade


3 de janeiro de 2022 - 12h46

(Crédito: Reprodução)

Você deve estar acompanhando as discussões sobre a Web3/Crypto. Bom, assim espero, porque esse vai ser o tema de 2022. 

Estamos falando de uma web descentralizada sobre uma camada de blockchain, cujos negócios serão encriptados e efetuados em cryptomoedas, também uma plataforma descentralizada de gestão financeira.

A explicação, em verdade, é mais complexa do que essa, mas vamos ficar com a versão curta, para facilitar o nosso tema aqui.

Para a publicidade, commerce e todo o marketing, estamos falando de um novo caminho de compra e venda de ativos de comunicação, em tese menos dependente dos grandes players como Google e Facebook. 

Em tese. Ninguém garante que o simples fato de termos uma nova plataforma, certamente mais segura e certamente menos centralizada, será, por si só, a certeza de que teremos um sistema de comunicação e marketing menos concentrado. E a pergunta que não quer calar é de onde virá a audiência para alimentar o novo sistema?

Sempre na teoria, os sistemas de publicidade com criptografia irão, por definição, operar em padrões abertos. Eles não serão apenas centrados no usuário, mas também definidos e controlados pelo usuário e é esperado, à medida que ganharem escala, seus recursos e centralização no usuário deveriam ultrapassar os sistemas centralizados. Em tese. Não há a menor garantia de que isso vá de fato acontecer.

Seja como for, como tudo comercialmente falando na web, a publicidade e o marketing deverão jogar um papel gigantemente importante nessa novidade toda porque, como sempre, são essas as atividades que acabam pagando a conta de tudo.

Ou seja, enquanto todas as novidades começam este 2022 se ajeitando diante de nós, tenhamos certeza de que a Web3 anabolizada pela criptografia e pela cryptocurrencvy terá enorme impacto em toda a nossa indústria. 

Pague para ver. Em crypto. 

Publicidade

Compartilhe

Veja também