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26 de julho de 2017 - 9h25
Por Alejandro Vázquez (*)
O Twitter, criado em 2006, é hoje uma das redes sociais com maior capacidade de alcance e mobilização. Com apenas 140 caracteres, o tweet se tornou um grande recurso de comunicação em tempo real, seja de uso pessoal ou profissional.
Sabendo então da importância das redes sociais para a construção da sua marca e do relacionamento com o seu cliente, reunimos dicas importantes que te auxiliarão a cativar mais seguidores, aumentar o tráfego do seu e-commerce e consequentemente suas vendas. Venha conferir!
1. A primeira impressão é a que fica!
Já ouviu essa expressão, certo? Pois bem, ela também serve para o perfil do seu Twitter. Por se tratar de uma página do seu negócio, selecione, como foto do perfil, o logo da sua marca; e para imagem de capa, algo clean, sem muitas informações e que retrate a identidade do seu e-commerce.
Para a biografia, seja leve, breve e use palavras-chave relacionadas ao seu segmento. Se você tem uma loja de moda-brechó, por exemplo, tente algo como: “Bem-vindos ao Twitter Oficial –nome da loja-! São mais de 500 peças exclusivas! Entre em contato com a gente, entregamos seu look em qualquer região do Brasil.”.
E, na área de website, não se esqueça de inserir a URL da sua loja. Nas cores de tema, selecione as que combinam com a sua marca. Lembre-se sempre: menos é mais!
2. Siga para ser seguido
Inicialmente, busque seguir contas bem posicionadas e que atuem no mercado relacionado à sua marca. Siga também os seguidores dessas contas, e aqueles que seguem os perfis de seus concorrentes – a possibilidade de eles se interessarem pelo seu conteúdo, e te seguirem de volta, é grande. Só não perca o foco: tenha sempre em mente o seu público-alvo.
Interaja: se alguém te seguir, siga de volta. Direcione bate-papos, questione assuntos atuais e responda a cada interação, mostre interesse. Comente, curta e compartilhe conteúdos significativos – de preferência, voltados para o seu nicho. Por exemplo: se você vende móveis para casa, poste matérias de decoração, dando dicas de como harmonizar diferentes ambientes.
Ainda, se surgirem interações relacionadas aos produtos ou ao atendimento da sua loja, responda e agradeça a todas as críticas, elogios e sugestões. Não pegará bem se você ignorá-las ou esquecê-las. Esteja atento!
3. Seja fonte de informações relevantes
O Twitter é uma rede social que pede uma linguagem simples, direta e informal. Por isso, nada de muitos protocolos. Aproveite esse meio para variar nos formatos: não fique só em textos, publique fotos e vídeos também.
Mantenha-se informado. Personalize e elabore conteúdos relacionados às tendências de mercado. Se você tem um blog corporativo, esse é um dos meios ideias para divulgá-lo. Faça chamadas curtas – como: “enjoou da sua t-shirt? aprenda a customizá-la! confira:” e adicione a URL.
Sempre que surgir a dúvida se o conteúdo é relevante ou não para ser postado, reflita: “ele é compartilhável? Vai acrescentar em algum aspecto na vida do meu leitor?”. Por exemplo, se uma pessoa te segue porque você vende produtos de beleza, não será interessante ter na sua página inicial conteúdos sobre carros. Entende? A temáticadeve ser sempre atrativa.
E por último e não menos importante: não fique o tempo todo divulgando a sua loja e fazendo propagandas. Isso é cansativo para quem quer interagir e se informar, e te fará perder muitos seguidores. Utilize a regra do 80/20: 80% de conteúdos de entretenimento e 20% para anunciar a marca. Combinado?
4. De olho no relógio
Preste atenção nos horários das postagens. Não há nenhuma regra para melhores momentos, infelizmente. Tudo depende do público, então preste atenção no fluxo. Faça testes e perceba quando os seus seguidores mais interagem, dessa maneira você descobrirá os melhores dias e turnos.
Depois desse passo, monte um cronograma para as suas publicações. Estipule quantas serão por dia e/ou semana e crie uma frequência. Você ainda pode lançar colunas específicas, como: “toda quarta teremos tutoriais de maquiagem”. Assim, com o passar do tempo, seus seguidores esperarão ansiosos pelas suas postagens e por novas informações – o que possibilitará maior compartilhamento de conteúdo e, logo, de sua página e marca.
Conhecer seu público também faz toda diferença. Se sua loja é de utensílios domésticos, por exemplo, você provavelmente terá seguidores que cozinham. Um dos conteúdos relevantes para compartilhamento são receitas. Não faz sentido, então, postar tais sugestões no horário do almoço ou do jantar; o interessante é publicar antes das refeições, percebe? Timing, meus amigos!
5. Dá-lhe, #hashtags!
O Twitter foi a rede social que lançou as hashtags, por isso, nada mais justo e correto utilizá-las. Tratam-se de palavras-chave antecedidas de cerquilha (#) usadas para identificar conteúdos em alta. Por meio delas, é possível ser direcionado a uma pesquisa que elenca todas as pessoas e páginas que estão falando desse determinado assunto e, obviamente, usando tal hashtag.
Perceba então a importância de utilizá-las. Além de adicionar conteúdos atrativos e possibilitar o alcance de novos seguidores, você pode criar outras relacionadas à sua marca. Mas, claro, não se esqueça de usar as hashtags com sabedoria. Como já dissemos, são palavras-chave, portanto, nada de criar frases e repetir várias em um mesmo tweet.
6. Twitter Ads
Essa é uma alternativa paga para anunciar o seu perfil. O Twitter Ads se baseia em orçamentos e lances dados em cada campanha, assim não é possível estipular valores tabelados.
Por meio dele é possível promover tanto contas, quanto tweets. O primeiro é feito por meio de uma análise de seguidores com interesses semelhantes e sugestões da sua página na sessão “quem seguir”. O segundo é feito por um monitoramento constante de suas mensagens e pela promoção automática daquelas que tiverem maior nível de engajamento.
7. Dica Plus
Ficou pensando em como compartilhar texto + link com um espaço de apenas 140 caracteres? Não se preocupe, é fácil. Utilize os encurtadores de URL: bit.ly ou ow.ly.
Gostou? Espero que essas dicas tenham inspirado você a continuar empreendendo e investindo no perfil do seu Twitter!
(*) Alejandro é cofundador da Nuvem Shop e diretor de atendimento ao cliente. É apaixonado por ajudar os clientes a ter um negócio de sucesso, adora ler, correr e conhecer novas comidas e lugares.