22 de julho de 2016 - 10h28
Por Paloma Assef, supervisora de mídia de performance da GPMídia
A rede de display do Google AdWords alcança milhões de sites no mundo. Hoje, ela é uma das principais ferramentas disponíveis para impactar diversos perfis de clientes atuais e potenciais. A combinação entre as diferentes opções de segmentação e uma comunicação assertiva é sucesso na certa, uma vez que estamos ´falando´ com o usuário fora de seu momento de compra.
As opções de segmentação em display do Google AdWords permitem direcionar a comunicação com bastante eficiência. Assim, quando idealizamos uma ação, devemos considerar diferentes perfis em diferentes etapas do processo de compra, agrupando de acordo com nossos objetivos de marketing. Por extensão, estes objetivos diversos envolvem KPIs e estimativas de resultados também variados.
E o que determina uma boa gestão dessa ação? Basicamente, a definição de um planejamento de mídia online alinhado aos objetivos de marketing. Isso torna o planejamento tangível.
O resultado positivo de qualquer ação utilizando estes formatos de display depende de uma boa configuração inicial, mas não só disso. É preciso também garantir a otimização constante das campanhas. Pensando nisso, nós, da GPMídia, elaboramos cinco dicas essenciais para o sucesso em rede de display.
1. CRIE MÚLTIPLAS CAMPANHAS
Uma ação de marketing eficiente não significa necessariamente uma única campanha no Google AdWords. Pelo contrário: é preciso que cada público com comportamento semelhante tenha sua própria campanha. Assim, você gerencia de maneira adequada o investimento, lances e posicionamento, bem como o resultado.
2. SEPARE DISPOSITIVOS E APPS
Assim como os usuários estão em diferentes momentos, eles também apresentam diferentes comportamentos quando estão lendo uma notícia, assistindo algo no YouTube ou jogando no celular. Quanto mais homogêneo for o resultado acumulado de uma campanha, maior o potencial de assertividade do AdWords, pois a ferramenta otimiza as campanhas com base na performance realizada.
3. ESTABELEÇA LIMITES
Um bom resultado em display depende não só de configurarmos “quem” e “como” queremos impactar. Também é preciso um bom controle do que não queremos. Um exemplo: configurar as campanhas para não serem exibidas em sites e notícias associadas a crimes e violência, em páginas de jogos ou de conteúdo adulto. Também é possível definir com que frequência queremos que um usuário seja impactado e determinar se queremos nos posicionar em qualquer área da página ou somente no topo do conteúdo visível (chamada “acima da dobra”).
4. NEGATIVE SEMPRE
Por mais eficientes que sejam as otimizações automáticas do AdWords e mais assertivas as configurações da campanha, a gestão estratégica dos canais utilizados é muito importante, com dois objetivos: assegurar que não estamos exibindo anúncios em sites aos quais não gostaríamos de associar a marca/ação; e negativar canais cuja performance encontra-se fora do intervalo de confiança dos resultados desejados/estimados.
5. ATUALIZE A COMUNICAÇÃO
Uma ação cuja mídia tenha alta frequência e/ou maior período de veiculação perde sua força ao longo do tempo. Motivo? A familiaridade visual. Ainda que mantenha sua capacidade de reforço de marca, um anúncio repetido diversas vezes tende a se tornar “paisagem” para o usuário, perdendo sua capacidade de gerar interação. Por isso, é essencial atualizar a comunicação.
Atenção: implementar essas dicas pode, por vezes, representar uma performance pior do que a desejada. Então, é importante o entendimento de cada objetivo e seus respectivos KPIs. Quer um exemplo? a configuração de que desejamos exibir somente anúncios “acima da dobra” encarece o custo por clique, mas também assegura o impacto da comunicação a um maior número de pessoas.
Com objetivos de marketing bem definidos, campanhas configuradas e otimizadas constantemente, a rede de display tem potencial para trazer excelentes resultados. Bons negócios.