IPG reporta queda de 3,5% no segundo trimestre
Holding registra queda na receita orgânica, que alcança montante de US$ 2,2 bilhões

(Crédito: Piotr Swat/Shutterstock)
O Interpublic Group (IPG) reportou, nesta semana, recuo de 3,5% na receita orgânica durante o segundo trimestre, que atingiu o montante de US$ 2,2 bilhões.
No primeiro trimestre, a holding registrou queda de 3,6% na receita orgânica, que chegou a US$ 2 bilhões.
Desta vez, no entanto, o grupo conseguiu margem EBITA de 18,1%, resultado da contenção de custos em meio à reestruturação pela qual vem passando, diante da aquisição da companhia pelo Omnicom, que deve ser concluída ainda este ano.
No entanto, o IPG continua a apostar em uma previsão anual de queda de 1% a 2% na receita orgânica.
Na comparação com o segundo trimestre de 2024, a receita orgânica do grupo retrocedeu 6,6%.
Por segmento, as disciplinas de publicidade integrada e criatividade caíram 6,3% no segundo trimestre deste ano, enquanto a parte de mídia, dados e engajamento recuaram 3,1%. Já a área de comunicação especializada, que inclui entregas de relações públicas, cresceu 2,3%.
Dentre as regiões, a América Latina foi a única que apresentou crescimento, ainda que modesto, de 1,4%. Segundo a análise do Madison and Wall, o resultado pode ter a ver com o aumento da inflação na região.
Nos EUA, a receita orgânica caiu 2,6% e no Reino Unido, 9,7%. O maior declínio se deu na Ásia-Pacífico, com recuo de 13,6%.
No ano passado, o IPG perdeu ao menos três contas relevantes: Pfizer, Amazon e Verizon. Mas acaba de conquistar a verba de mídia da Anthropic nos EUA. A startup é desenvolvedora da inteligência artificial Claude, que promete rivalizar com o ChatGPT, da Open AI.
Ao longo do segundo trimestre deste ano, o IPG Mediabrands também conquistou outras contas, como Paramount/CBS, 7 Eleven e Merck.
Philippe Krakowsky, CEO do IPG, também ressaltou o desempenho do grupo nas áreas de mídia e healthcare, assim como em marketing esportivo e relações públicas.
O executivo também mencionou a fusão com o Omnicom, que, segundo ele, continua a atrair o interesse e o apoio dos clientes.