Marketing

As estratégias por trás das datas duplas da Shopee

Campanhas concentram proposta de valor do marketplace, fidelizando e expandindo a base por meio de benefícios

i 25 de julho de 2025 - 15h10

Quando desembarcou no Brasil em 2020, a Shopee apresentou ao público brasileiro suas tradicionais datas duplas, em que oferecem benefícios como descontos, frete grátis e outras ofertas aos consumidores.

Cinco anos depois, a estratégia já está consolidada no imaginário do brasileiro e dá um novo tom ao calendário do varejo no País.

datas duplas shopee

Terry Crews renovou acordo com a Shopee e será a estrela de campanhas de datas duplas até 2026 (Crédito: Diulgação)

Atualmente, as datas mais importantes para a Shopee são 7.7, mês em que celebra aniversário no Brasil, e 11.11, em novembro, e que já vem superando a Black Friday em números. Neste mês, a campanha de celebração rendeu à varejista quase o dobro em vendas da tradicional data promocional do varejo do ano passado.

“Optamos pelas datas duplas porque fica mais fácil decorar, e vimos que foi isso que aconteceu. Ao longo do tempo, as pessoas foram se acostumando, esperando e entrando organicamente na Shopee”, explica Felipe Piringer, head de Marketing da Shopee. A empresa já tinha iniciativas similares em outros mercados antes de entrar no Brasil.

Durante os primeiros anos de operação no País, lembra o executivo, foi preciso um tempo para introduzir e enraizar as datas duplas no imaginário dos usuários. Apenas depois buscaram comunicar a estratégia para a base como um todo e, posteriormente, captando novos clientes.

“O desafio é comunicar para o usuário que todo mês vai ter essa data mais forte”, declara Piringer. É por essa razão que grande parte do investimento de marketing da Shopee é destinado às datas duplas, materializado em forma de campanhas para a TV, digital e peças dentro do próprio aplicativo. Em cinco anos, já foram realizadas mais de 55 campanhas para as ocasiões, bem como mais de R$ 320 milhões distribuídos em cupons.

Os influenciadores e outras personalidades também já são uma das marcas da comunicação da Shopee. Após ser apresentado como garoto-propaganda da plataforma, o ator Terry Crews renovou contrato para estrelar todas as campanhas das datas duplas da companhia até 2026.

Além disso, a Shopee já trabalhou com nomes como Ronaldinho Gaúcho, para as ações do Dia do Consumidor, e mantém parceria com criadores de conteúdo como Viih Tube, que participam de lives nos canais oficiais. O intuito, diz o head de marketing, é sempre selecionar personalidades com características similares às da Shopee.

E dinâmica das datas duplas não apenas capta novos consumidores, mas também é utilizada como um artifício de fidelização para a base já existente. Entre as demais apostas da empresa estão a gamificação dentro do app, cupons diários, frete grátis e mecanismos de avaliações de produtos. Também, conta com um chat que permite que os usuários conversem com o vendedor antes da compra, bem como a Garantia Shopee, em que retém o pagamento ao vendedor até o momento em que o consumidor confirma o recebimento do produto por meio do app.

5 anos de Shopee no Brasil

Ainda que classifique que cinco anos não é muito tempo para a construção de uma marca, Piringer celebra o crescimento orgânico no País e o “fit” dos brasileiros com a Shopee. O marketplace conta com 12 milhões de seguidores em seu perfil no Instagram e é carinhosamente chamada de “Shô” pelo público local.

“A operação no Brasil ainda está muito no começo, temos muito para construir. Nossa operação logística, por exemplo, está crescendo ainda”, diz o head. São 13 centros de distribuição e mais de 150 hubs de primeira e de última milha no País. Além disso, mais de 2.800 unidades operam sob o modelo de Agência, que se comportam como pontos de coleta para o recebimento dos pedidos que são, na sequência, encaminhados aos centros de distribuição.

O foco da Shopee sempre foi construir o ecossistema local em um país em que o empreendedorismo é muito presente, acrescenta Piringer. “Assim como o consumidor, grande parte dos vendedores da plataforma também entrou pela primeira vez no on-line com a gente. Então, estamos ajudando nessa penetração do on-line nos dois lados do ecossistema”, defende.

De forma geral, a Shopee reúne ainda mais de 5 milhões de afiliados e mais de 45 mil motoristas parceiros, evidenciando outras formas de geração de renda que não diretamente com a venda de produtos na plataforma.