Marketing

Brasilidade, afetividade e internacionalização no radar

Cintia Moreira, CEO da Dengo, conta como empresa driblou a alta do cacau e investe para continuar competitiva e atrativa aos consumidores

i 16 de dezembro de 2025 - 6h00

Dengo investe em sabores brasileiros e collab para se destacar no Natal (Crédito: Divulgação)

Dengo investe em sabores brasileiros e collab para se destacar no Natal (Crédito: Divulgação)

Como uma marca com características brasileiras e que investe em ingredientes nacionais em suas produções, a Dengo já definiu as estratégias para 2026, para se aproximar dos consumidores e se manter competitiva em um mercado recheado de concorrentes e sabores.

Com o ano de 2025 marcado pela expansão de território, chegando a novos estados no Brasil e até na Europa, a marca conseguiu driblar os altos preços do cacau – matéria-prima principal da companhia – por meio de eficiência e parceria com os pequenos e médios produtores.

Cintia Moreira, CEO da Dengo, conta como foi esse processo, quais as estratégias para este Natal e os planos da marca para o próximo ano.

Estratégias para o Natal

O Natal é um momento de conexão, quando as pessoas querem retribuir algo ou uma jornada que elas tiveram durante o ano, reencontrar pessoas ou reafirmar as suas relações. É uma data que fala muito sobre conexão e a Dengo, legitimamente, fala sobre proximidade e afeto. É uma estratégia quase natural, não precisamos criar. Nossa organização começa com a concepção do que vai ser a nossa coleção, a nossa linguagem e a nossa campanha. Desta vez estamos usando a tagline “Natal do nosso jeito”, sobre por que o Brasil é assim. Temos a nossa cultura, nossa brasilidade e o brasileiro adora deixar de forma mais relevante a sua cultura, o seu modo de ser. A Dengo, de um jeito muito natural, permite isso, porque falamos de brasilidade. Na nossa campanha, estamos falando de produtos, sempre enaltecendo os ingredientes brasileiros. Os consumidores sempre vão encontrar o cupuaçu, as castanhas, a banana, a goiabada, bananada, tudo que dialoga muito com essa nossa característica super brasileira.

Coleção natalina

Não seguimos um caminho padrão, sobretudo de sabores. E, para este ano, temos alguns sabores consagrados, como o de gotas com cupuaçu, o de goiabada, que também tem o seu destaque, e um panetone premium de caju. Além disso, trouxemos um panetone de bananada numa collab superespecial com a Farm, que não se trata de uma colaboração transacional. É por meio dela que apresentamos o encontro de duas marcas que realmente acreditam e celebram o Brasil, escolhemos a bananada, porque a banana é um sabor clássico da Dengo e uma das estampas e das frutas mais celebradas no universo da Farm. O Farmatone vem com um lenço, que já é uma característica da marca, pois já trabalha todos os anos com panetones embrulhados em uma embalagem de lenço que é totalmente reaproveitável. Esse item dialoga com a moda, com a cultura e com o lifestyle.

Preço do cacau e como manter a conexão

A alta do preço do cacau foi um momento muito desafiador para toda a indústria de chocolate. Teve algum repasse de preço em função do momento da matéria-prima, mas não na mesma proporção. O que fizemos foi buscar eficiência operacional dentro de casa, ajustando processos e outras soluções. O que não fizemos e jamais faremos é renunciar à qualidade das receitas e dos produtos. Não trocamos produtos, matérias-primas nem receitas. Seguimos fiéis à proposta de valor da marca, que é sermos agentes de uma cadeia mais justa dentro, ser um personagem e uma empresa que tenha práticas mais justas dentro da cadeia cacau. Isso significa que, sim, pagamos um valor adicional pela matéria de qualidade e nós seguimos comprando amêndoas e cacau de qualidade superior. Remuneramos os nossos pequenos e médios produtores, por isso seguimos com as mesmas receitas. Também fomos buscar inovação, sempre dentro do mundo do chocolate. O mercado de commodity é assim, mas buscamos melhorar nossa eficiência operacional interna e preservar a nossa proposta de valor para o consumidor.

Internacionalização

Neste ano tivemos um crescimento forte e algumas inaugurações, então chegamos a 57 lojas, sendo três delas em Paris. A Europa é um ambiente extremamente competitivo, com um mercado de chocolates de altíssima qualidade e premiados mundialmente. Estar num ambiente desse e ser reconhecido como um chocolate de altíssima qualidade, como tem sido a trajetória da Dengo em Paris, é motivo de muita alegria, sobretudo por levar o nome do Brasil a esse a esse patamar. Celebramos o quanto o País tem relevância em produtos, em matéria de altíssima qualidade. Os produtos seguem o mesmo portfólio daqui, mas o nosso baseline é diferente. O consumo na Europa é de chocolates intensos, já no Brasil, o paladar é mais do chocolate ao leite. O portfólio é o mesmo, mas a concentração e a relevância de venda de produtos intensos são muito maiores lá.

Balanço do ano e expectativas para 2026

Foi um ano extremamente positivo para a Dengo, em que as nossas lojas comparáveis cresceram dois dígitos altos, o que nos mostra que a marca ainda tem um espaço muito grande de crescimento. Além disso, entramos no estado de Santa Catarina, onde ainda não estávamos e, recentemente, inauguramos uma loja no Beiramar, em Florianópolis, e no Shopping de Balneário Camboriú.

Continuaremos firmes na nossa proposta de valor, na conexão verdadeira com os nossos consumidores, entregando muito afeto, muito dengo. Vamos nos pautar em sabores inovadores para as nossas coleções e os nossos lançamentos de produtos sempre voltados para a brasilidade. Essa é uma frente muito forte para nós. Queremos surpreender o consumidor. Outra frente importante, na qual acabamos de investir, foi no departamento de Experiência do Cliente. Reforçamos esse time para poder ouvir cada vez mais os consumidores. Todos os comentários em todas as nossas redes sociais, vamos ler todos e tornar insumo de dados para entender o que o consumidor gostaria e como ele vê a Dengo.