Pyr Marcondes
15 de abril de 2020 - 9h57
Fabiana Uckus, Senior Client Service Specialist da Comscore, revela que sua companhia “vem promovendo uma investigação de dados, dentro da perspectiva brasileira, sobre como a pandemia do Covid-19 vem ocasionando mudanças significativas na audiência, bem como no comportamento do consumidor em plataformas digitais”.
Entre os resultados encontrados, destaque para o fato de que alguns segmentos apresentaram crescimento exponencial de visitantes únicos, minutos e páginas vistas entre a segunda e a terceira semana de março, quando a crise da pandemia ganhou força.
As semanas analisadas foram de 9 a 15 de março versus 16 a 22 de março.
“Com essa análise”, comenta ela, “podemos entender como esse momento afetou os hábitos de consumo de conteúdo dos usuários”.
A categoria “Games” demostrou que as pessoas visitaram esses sites 20% mais vezes aumentando assim, o tempo de navegação em 15%.
Sites de “Informação”, categorizados como “Notícias”, saltou de uma média de 440 milhões de pessoas por dia, para mais de 560 milhões de usuários, representando um aumento de mais de 27%. O engajamento foi maior em todos os setores, já que o total de visitas aumentou 43%.
Usuários de “Social Media”, que é uma categoria que está sempre entre as três principais, aumentou em 19% os minutos consumidos e o consumo de páginas ultrapassou 40 bilhões, o que demonstra um crescimento de 26% entre uma semana e outra.
A categoria “Family & Youth” se destacou pelo volume de páginas consumidas nos últimos dias. A Comscore registrou um aumento de 43% no total de visualizações de página. Além da categoria “Entertainment”, que também experimentou um engajamento maior do usuário, com um crescimento de 23% nas visualizações de página.
Embora muitas categorias tenham demonstrado crescimento, algumas foram impactadas negativamente pelo Coronavirus. Em particular, o segmento “Travel” que teve uma queda significativa no período de 3 a 15 de março em relação ao período de 16 a 22 de março. Usuários deixaram de consumir conteúdo, com uma queda de 39% no volume de páginas visualizadas. O total de visitas também caiu 26%.