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Gmail Inbox Action: por que você deve usá-lo?

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Gmail Inbox Action: por que você deve usá-lo?

Se grande parte dos usuários de e-mail decide pelo título se vai abrir uma mensagem, não seria melhor facilitar a vida dessas pessoas?


15 de dezembro de 2017 - 15h09

Por Samuel Sousa (*)

E, novamente, o assunto é caixa de entrada, o terror dos profissionais de e-mail marketing. Imagine que você envie para sua lista de contatos transacionais uma mensagem solicitando a confirmação de presença em um evento, o acompanhamento das etapas de entrega de um produto ou outra ação relacionada a datas. Não seria ótimo permitir que eles pudessem interagir rapidamente com a mensagem já na linha de assunto? Essa é a proposta do Gmail Inbox Action, recurso muito utilizado pelas marcas nos Estados Unidos, mas ainda pouco difundido no mercado brasileiro.

Se seu mailing inclui usuários do Gmail e sua marca envia mensagens transacionais baseadas em eventos, como confirmação de pedidos, notas fiscais de compra, entrega de encomendas, confirmações de presenças e informações de viagens, por exemplo, invista no Gmail Inbox Action. Grande parte dos usuários de e-mail decide pelo título se vai abrir uma mensagem, então, não seria melhor facilitar a vida dessas pessoas, aumentando as chances de engajamento? A garantia é de boa visibilidade tanto no ambiente de desktop quanto de mobile.

Só um detalhe: não é qualquer remetente que está qualificado para utilizar o Gmail Inbox Action. Para aderir ao recurso, é preciso ter boa reputação aos olhos do provedor, ou seja, ser genuinamente preocupado com a experiência dos destinatários. Se você se garante nesse ponto, vamos aos próximos pré-requisitos do Gmail:

— Possuir mailing com um volume consistente de destinatários usuários do Gmail (mais de cem usuários);

— Apresentar baixos índices de queixas de spam;

— Utilizar o recurso apenas para ações transacionais, e não para o envio de promoções;

— Dar preferência para o uso exclusivo de links seguros (https);

— Ter o e-mail autenticado via DKIM ou SPF;

— Ter certeza de que o TLD (Top Level Domain) do domínio remetente corresponde à sua verificação SPF ou ao domínio TLD da assinatura DKIM;

— Garantir que as mensagens sejam enviadas a partir de um endereço de e-mail estático;

— Enviar e-mails de acordo com as boas práticas definidas pelo Gmail para remetentes que fazem disparo em massa.

Ao aderir ao Gmail Inbox Action, você contribui para toda a experiência do usuário no Google, seja na caixa de entrada, no calendário, nas pesquisas ou nos aplicativos. Listo ainda outros quatro benefícios do recurso:

— Destaque da mensagem na caixa de entrada, com as principais informações;

— Aumento do engajamento dos usuários por meio de botões interativos;

— Os e-mails com marcação aparecem nos resultados de pesquisa do Google quando os usuários buscam bilhetes, vôos e eventos;

— Apresentação de cartões de confirmação para o usuário no momento em que eles sinalizam desejar receber a informação.

Está convencido? Então, inicie os testes pela lista dos destinatários mais ativos e mire no futuro. A nova métrica de engajamento do Gmail está no Inbox Action!

(*) Samuel Sousa é gerente técnico de contas da Return Path para a América Latina

 

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