GP de Audio & Radio da Africa celebra fãs de música no TikTok
Campanha, que também ganha Ouro na categoria, celebra fãs de música no TikTok com anúncios de um segundo; Sergio Gordilho, CCO da agência, comenta o trabalho
GP de Audio & Radio da Africa celebra fãs de música no TikTok
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Isabella Lessa
16 de junho de 2025 - 16h55
“One Second Ads”, da Africa Creative para Budweiser, conquista(Crédito: Divulgação)
Depois de “Tagwords” e “UninterruptAds”, a Budweiser mais uma vez colocou a música no centro com a campanha “One Second Ads” – que, nesta segunda-feira, 16, ganhou o Grand Prix de Audio & Radio no Cannes Lions.
Diferentemente de “Tagwords”, que em 2018 ganhou GP de Print & Publishing, e de “Uninterrupt Ads”, que ganhou Ouro em Audio & Radio no ano passado, o trabalho mais recente celebra os fãs de música com anúncios pensados e veiculados no TikTok.
A marca de cerveja convocou o público a adivinhar os nomes de músicas icônicas tocadas nos vídeos de um segundo, com influenciadores participando do desafio.
Xolisa Dyeshana, presidente do júri de Audio & Radio desta edição e CCO da agência independente Joe Public United, classificou a iniciativa como divertida, eficiente e um passo além do que a Budweiser apresentou em “Uninterrupt Ads”. “Não pensei que fossem conseguir fazer algo melhor do que aquilo. Eu e o júri estávamos em busca de um trabalho que nos fizesse sentir algo”, disse, durante a coletiva de prêmios realizada na manhã desta segunda.
O insight considerou que, quando a pessoa é realmente fã de uma canção, basta ouvir apenas uma nota. A Budweiser e a marca então selecionaram 50 canções – todas de artistas e bandas que tocaram em festivais patrocinados pela Budweiser, o que dificultou a construção da lista, conta Sérgio Gordilho, copresidente e CCO da Africa Creative.
Para o profissional, a missão da publicidade é a de contar o óbvio de maneira surpreendente. Nesse caso, a obviedade é a relação da Budweiser com a música. “O diferente é brincar com o comportamento do público nas redes sociais. E a plataforma do TikTok é a música”, afirma.
Gordilho frisa, ainda, que qualquer ideia nasce da observação do comportamento, e que a publicidade precisa saber seu lugar de coadjuvante. Portanto, em “One Second Ads”, a agência quis entender de que forma as pessoas consomem e se relacionam com a música, com o intuito de criar algo mais memorável.
“Todo mundo tem uma trilha sonora. Música dura para sempre. A categoria de Audio & Radio é a categoria onde a inteligência artificial é menor relevante, pois o áudio é feito de pessoas para pessoas, desde os spots e jingles”.
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