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Marketing digital para pequeno e médio negócios

Confira as dicas sobre o uso de AdWords, redes sociais, mídia programática e vídeos


18 de fevereiro de 2016 - 12h43

(*) Por Claudio Souza

O mundo digital tem permitido avanços significativos na mídia e nos resultados para diversas empresas. Sempre vemos novidades chegando, algumas se materializando e outras, apenas com rápida passagem. Nos últimos anos, vimos a chegada da mídia programática, o poder do YouTube, novos modelos de anúncio digital, redes de display e novas plataformas que se somaram ao Facebook, como Pinterest, SnapChat, entre outras.

O grande problema para os pequenos e médios empresários é que não existe verba e tempo para apostar em tendências que chegam, mas também não é inteligente não surfar essas ondas que poderiam ser diferenciais para encontrar e fidelizar mais clientes. Aqui vão algumas dicas que podem ser úteis para decidir o que funciona e o que não funciona para seu negócio.

AdWords – O modelo de AdWords, hoje, é muito interessante para as PMEs, pois se compra e se paga por um tipo de resultado, que a principio se inicia com a visita do cliente ao site do anunciante. Outro ponto bastante positivo para esse tipo de mídia é a definição, pelo pequeno e médio empresário, do quanto investir, ficando a seu critério pagar o valor que cabe em seu bolso. É importante que o empreendedor tenha em mente que apenas visitas em seu site não necessariamente gerarão novos negócios. Por isso, sua campanha no Google, Bing ou qualquer outro mecanismo de busca precisa ser bem feita e direcionada aos grandes objetivos do pequeno e médio negócio, quais sejam, ter mais gente visitando sua loja ou o telefone tocando. Uma campanha bem feita, bem monitorada e com um website e/ou loja de e-commerce bem organizada, certamente trará resultados e fará o investimento valer cada centavo.

Redes sociais – As redes sociais estão em alta nos últimos meses, muito pela capacidade de targeting que, trocando em miúdos, é a possibilidade de as ferramentas em selecionar o publico a ser atingido pela campanha. Um cabeleireiro com sua loja em um shopping na zona sul pode facilmente direcionar a campanha para mulheres, de 25 a 45 anos, moradoras do Itaim Bibi, por exemplo. Isso é de grande valia para o pequeno e médio negócio, mas os resultados em vendas ainda deixam um pouco a desejar. Apesar desse ponto de atenção, ainda é recomendável fazer testes em redes como Facebook e Instagram, caso seu negócio seja venda para pessoas físicas, ou Linkedin, para quem faz negócios com empresas. Para empresas médias, no caminho para uma maior preocupação com sua marca, sem dúvida, é interessante fazer campanhas de engajamento nas redes sociais. Isso abrirá um canal para que você esteja sempre próximo do seu consumidor.

Mídia programática – Quem gosta de ler sobre mídia on-line certamente já se deparou com esse termo. A mídia programática é um ecossistema complexo que descomplicou o acesso à mídia em portais como UOL, Terra, G1 e até alguns portais de noticias, como Folha e Estadão. Usando uma plataforma, as agências de publicidade podem ter acesso ao inventário disponível de mídia em diversos portais, buscar o público por filtros de perfil de cliente, direcionar para qual região quer fazer o impacto e dar um lance para a visualização daquele anúncio. A mídia programática já é uma realidade para grandes agências que atendem grandes clientes há algum tempo, mas ainda é pouco usada pelos pequenos anunciantes. Em parte, isso tem uma resposta simples, é difícil mensurar o quanto de resultado efetivamente esse tipo de mídia pode trazer, principalmente com baixos orçamentos, além de ser praticamente inviável para o pequeno negócio. Já para o médio empresário, é uma opção interessante para fortalecer seu posicionamento regional e ter sua marca lembrada, além de ajudar a impulsionar os resultados de AdWords.

Vídeos – Um dos assuntos mais quentes nesse ano está relacionados a vídeos. O crescimento do YouTube tem chamado a atenção e efetivamente trazido resultados para anunciantes. O consenso geral é que a anunciar nesse canal é barato, mas o custo de produção de um vídeo acaba criando uma barreira para os pequenos e médios empresários, o que de fato pode ser um problema. Felizmente, algumas plataformas estão entrando no mercado para reduzir significativamente os custos de produção de vídeo. Obviamente, são vídeos mais simples, mas que para o pequeno e médio negócio que deseja vender um produto ou simplesmente mostrar sua loja e o por que ele existe, entregam algo satisfatório e abrem uma ótima possibilidade de diversificação de anúncios.

O mundo digital abre a cada dia muitas possibilidades de impulsionar os pequenos e médios negócios, com custos e efetividade totalmente aderentes a esse mercado. Cabe ao empreendedor estar atento a essas possibilidades e buscar alternativas e parceiros que possibilitem a inclusão digital dessa parcela da economia. Parceiros que trabalhem com diversas plataformas e canais de publicidade, abrindo e facilitando o acesso a novidades que podem fazer pequenos e médios negócios cada vez maiores – e dentro dos seus orçamentos.

* Claudio Souza é diretor-geral da Planeta Serviços Digitais, empresa especializada em ajudar pequenas e médias empresas a desenvolver estratégias focadas no marketing digital 

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