Assinar

Para evoluir, é preciso inovar. Por Paula Costa

Buscar
Meio e Mensagem – Marketing, Mídia e Comunicação

Para evoluir, é preciso inovar. Por Paula Costa

Buscar
Publicidade

How To

Para evoluir, é preciso inovar. Por Paula Costa

Análise de Paula Costa, diretora de marketing de telecom da Samsung do Brasil


28 de agosto de 2013 - 8h40

Ao longo dos anos, os avanços tecnológicos estão mudando a forma como a tecnologia é aplicada ao cotidiano dos consumidores, gerando uma nova discussão que envolve a criação de design diferenciado e o desenvolvimento de conteúdos inéditos, agregando valor ao cotidiano das pessoas. Nesse cenário, as empresas buscam aperfeiçoar sua abordagem em relação à inovação, não só investindo em centros de pesquisa e desenvolvimento em todo o mundo, mas os tratando como um dos principais diferenciais de negócio.

A Samsung traz não somente um avanço tecnológico para os seus produtos, ela entrega uma verdadeira revolução na forma de interação dos usuários. Queremos sempre que a nossa mais avançada tecnologia permita aos nossos consumidores descobrirem e experimentarem novas possibilidades em suas vidas.

E é por estar sempre com foco total nos consumidores, que a Samsung está hoje entre as 10 marcas mais valiosas e a segunda mais relevante do mundo, segundo a consultoria Interbrand e pesquisa da Havas Media Group respectivamente.

Na fase atual, em que a tecnologia já integra o cotidiano das pessoas e diversas companhias de eletroeletrônicos produzem televisores considerados verdadeiros portais para Internet e smartphones capazes de nos conectarem com o mundo todo de diversas formas, a Samsung encontrou novamente o desafio para se destacar e criou aparelhos intuitivos e que trazem novas maneiras de vivenciar a tecnologia.

O lançamento do Samsung Galaxy S4, no primeiro semestre, reforça essa nova estratégia de negócio. O smartphone, além de contar com um hardware poderoso, design inovador com uma supertela de altíssima definição, reúne características inéditas, como S Health, aplicativo para monitorar e acompanhar as atividades físicas dos consumidores; o Group Play, um compartilhador de músicas, fotos, documentos e jogos sem a necessidade de ponto de acesso, Wi-Fi ou sinal de celular.

Ainda com a proposta de oferecer melhor usabilidade dos produtos e menos especificações técnicas, a Samsung apresentou o ATIV Book, uma linha de notebooks, que oferece fácil mobilidade e alto desempenho, graças a dois importantíssimos detalhes: produtos mais finos e leves e baterias de longuíssima duração. Recursos exclusivos e integradores também fazem parte do hall de inovações, e um excelente exemplo desta linha é o SideSync, que permite sincronizar facilmente o ATIV com um smartphone Samsung, garantindo mais integração entre todos os gadgets e ainda mais facilidade de uso.

A inovação pode também nascer de uma tendência, venha ela de onde vier. O desafio de nossa equipe de Design, com foco em câmeras, nasceu com a crescente busca por câmeras profissionais, mas que proporcionassem um uso sem complicações. Para alcançar esse resultado, optou-se por modernizar o design, usar lentes intercambiáveis e incluir um sensor de imagem maior com uma interface amigável de utilização. Ao aliar estas características, as câmeras NX300 e NX2000 conseguiram se tornar menores, mais leves, simples e rápidas ao registrar o momento perfeito, além de permitirem o compartilhamento via Wi-Fi.

O conceito de design minimalista e usual torna-se ainda mais importante quando o produto estará no ambiente familiar do consumidor, como a sala de estar. Na linha Samsung de Smart TVs este conceito mescla harmoniosamente linhas e características clean para uma casa moderna. Prova disso foi o lançamento do modelo Samsung ES8000 que incorporou o modernismo geométrico, expressando mais acolhimento e conforto ao design geral.

Exemplos de inovação, tanto em features quanto em design, aliados à necessidade de nossos consumidores, fizeram da Samsung o maior player em diversos mercados em que atua. Acreditamos que para uma empresa crescer de forma sustentável no mercado de tecnologia, ela deve apostar na ampliação constante de portifólio. A curta vida útil dos produtos obriga a indústria a ser renovar a cada dia, fazendo do mercado de tecnologia um dos mais desafiantes de todos.

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também